sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Porto seco nas proximidades de Suape




O projeto da Receita Federal para o edital de licitação de implantação de um porto seco nas proximidades de Suape ainda está em fase de elaboração. De acordo com Estevão Oliveira,  chefe substituto da Administração Aduaneira da Receita Federal, a previsão é que daqui a 30 dias o projeto esteja pronto, com área mínima de armazenagem do porto, número de vagas de contêineres e outros dados definidos.

A área do porto deve ser equivalente ou maior que a do único porto seco que existe no Estado, de acordo com Estevão Oliveira. Operado pelo Grupo ABC, o porto seco que funciona no Recife possui área total de 35 mil metros quadrados (m²), sendo 7 mil m² de área construída e um pátio para contêiner com 23 mil m². O edital deve ser divulgado até o final deste ano e a construção deve ter início em 2012, com previsão de início de operação em 2013.

O prazo de exploração do terreno da empresa ganhadora da licitação é de 25 anos que podem ser estendidos por mais 10 anos. Fora o preço do terreno, são estimados R$ 20 milhões para a construção do porto seco e a compra de equipamentos.

Os licitantes devem cumprir as exigências do edital, aponta Estevão Oliveira. “As empresas licitantes devem ter o terreno, com licença ambiental e alvará de funcionamento.” O operador do porto seco vencedor da licitação será o que apresentar as menores taxações do serviço e pagarão a taxa do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) correspondente a 6% da receita mensal do armazenamento e movimentação de mercadorias.
Fonte: JC OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário