terça-feira, 27 de setembro de 2011

Santos Brasil troca combustíveis de veículos leves para diminuir emissão de CO2



A partir de ontem, segunda-feira, a Santos Brasil inicia um projeto para reduzir a emissão de CO2 no Terminal de Contêineres (Tecon) localizado na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos.

Os 58 automóveis utilizados para a locomoção de equipes, inspeção, movimentação de materiais e outros serviços internos no terminal e nas unidades de logística da companhia (Centro Logístico Industrial Aduaneiro na Alemoa e no Guarujá, centros de distribuição em São Bernardo e Jaguaré, serão abastecidos apenas com etanol. Até então, o combustível utilizado era a gasolina.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a substituição diminui em até 73% a emissão do CO2 na atmosfera. A ideia foi sugerida por um funcionário da Santos Brasil, em junho deste ano, durante a semana do Meio Ambiente, quando a empresa promoveu uma campanha interna de conscientização.

Desde 2007, a Santos Brasil mapeia as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Tecon Santos. Os inventários, que a partir de 2008 também incluíram suas unidade de logística, levam em consideração emissões diretas como consumo de combustível, indiretas por consumo de energia e por outras fontes como consumo de combustíveis em frotas de transporte de funcionários.

Um dos principais objetivos do inventário é revisar a matriz energética e buscar fontes mais limpas e renováveis para as operações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário