terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cana-de-açúcar perde espaço para a indústria no Litoral Sul de PE

Investimento no Território Estratégico de Suape muda a realidade da região. Qualificação da mão de obra local é o maior desafio.



As cidades que formam o chamado Território Estratégico de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco, estão recebendo indústrias que vão dar apoio ao grande polo de investimentos. Municípios como Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém vêm trocando a economia da cana-de-açúcar por fábricas que não param de chegar à região.

Há quatro meses, o marido de Mércia Gomes da Silva perdeu o emprego, e a família ficou sem ter onde morar. Ela também está desempregada e, para não ficar na rua, trouxe os dois filhos para um terreno na entrada do município de Ipojuca. Lá, divide com outras famílias o sentimento de revolta.

As invasões são apenas uma parte de uma longa história. O crescimento rápido e desordenado está trazendo problemas para o Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Moreno, Sirinhaém, Rio Formoso e Ribeirão, cidades que ficam em volta do Porto de Suape e que, por isso, devem receber indústrias menores e investimentos.

Ao mesmo tempo em que comemoram a chegada do desenvolvimento, os municípios enfrentam um desafio: se preparar para um futuro que está muito próximo. O trânsito caótico, com engarrafamentos intermináveis, já é um sinal de que a população aumentou e as cidades estão sem estrutura. As redes de esgoto já não suportam o volume de água. As estradas também não resistem aos caminhões pesados. Por outro lado, os comerciantes comemoram o aumento das vendas.

Desafio


Enquanto Ipojuca e o Cabo de Santo Agostinho, mais próximas de Suape, correm atrás do tempo perdido para se preparar melhor para o crescimento, outras cidades que ainda não sentiram o impacto do Porto reforçam a estrutura para receber os novos moradores.

Uma área de 37 hectares, na margem da PE-60, em Sirinhaém, por exemplo, vai se transformar: a cana-de-açúcar vai dar espaço para quatro indústrias que manifestaram interesse e devem se instalar nessa área, nos próximos meses. Esse é só o começo: a usina já disponibilizou outros 62 hectares para a ampliação do Distrito Industrial do município.

Sirinhaém tem pouco mais de 40 mil habitantes. Até o ano passado, os jovens tinham duas opções: trabalhar no comércio ou no corte da cana. Agora, tudo está mudando. A primeira indústria da cidade, uma metalúrgica, já começou a produzir, fazendo tubos para a Refinaria Abreu e Lima e gerando 400 empregos.

Para ocupar essas vagas, a Prefeitura investe em qualificação. "Estamos oferecendo uma capacitação em informática para que os empregos sejam ocupados pelos nossos jovens", disse o secretário de Comércio e Indústria de Sirinhaém, Luiz França.

Alternativa

Rio Formoso entrou no Território Estratégico de Suape por um caminho diferente. Enquanto as cidades mais próximas estavam naturalmente na zona de interesse, a cidade teve que mostrar que pode receber indústrias e que está pronta para o desenvolvimento.

A Prefeitura criou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Juventude e fez um estudo para saber o que precisava melhorar, que estrutura deveria oferecer para os investidores. Foram meses de trabalho até que o Governo do Estado reconheceu Rio Famoso como área de interesse.

O município vai ser um polo de informática. "Agora, as pessoas estão com um perspectiva diferente. Antes, só havia emprego quando a usina começava a moer. Esse 'safrismo' de seis meses acabou, agora é um ano todo de trabalho", falou o prefeito Hely Farias.

A área onde vai funcionar o distrito industrial está sendo preparada para receber a primeira indústria, que vai investir R$ 12 milhões no município. Cento e oitenta empregos diretos devem ser criados.

E quem, no pequeno município de Ribeirão, poderia imaginar que um dia existiria um grande distrito industrial no lugar? A área de 37 hectares foi reservada e duas indústrias já manifestaram interesse.

"Estamos vivendo uma transformação, e a gente precisa se transformar rápido. Suape está oferecendo todas as oputunidades e todas as cidades que estiverem num raio de 120 quilômetros serão beneficadas. Então, temos que estar prontos para receber essa nova demanda com pessoal qualificado", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão, Tertuliano Jordão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário