sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Casa contêiner



Continuando a série de artigos sobre sustentabilidade, hoje será apresentado um modelo de moradia baseado em práticas sustentáveis que tem como premissa a utilização de matérias recicláveis, neste caso, a principal matéria prima para construção das moradias são contêineres reformados.

A primeira vista, morar em um contêiner pode parecer assustador, mas a alternativa de moradia chega a custar menos se comparada ao método de construção tradicional e ainda utiliza práticas sustentáveis



Existem varias iniciativas de casas contêineres no mundo. Um exemplo é demonstrado na Figura 02, onde podemos visualizar residências estudantis que foram construídas na Holanda em 2005 para atender aos estudantes da Universidade de Ultrecht.

O exemplo brasileiro é o projeto “Casa Container”, executado pelo arquiteto Danilo Corbas, que construiu um protótipo de residência baseada em técnicas sustentáveis a partir de uma estrutura de quatro contêineres reformados.



O projeto de arquiteto Danilo Corbas custou de 20% a 30% menos do que uma residência de alvenaria do mesmo tamanho e padrão. Isso devido à eliminação dos trabalhos de fundação do terreno, pois a sua estrutura é muito leve. O arquiteto fez um estudo de cálculo onde comprovou que a estrutura, o solo e a engenharia do projeto são 100% seguros. Em residências de menor padrão, a redução pode ser de até 50% do valor.



Os modelos de casas baseados em estruturas de contêineres reformados são mais um exemplo prático da utilização de matérias recicláveis, na construção de moradias sustentáveis evidenciando o caráter ecológico desse tipo de construção, vencendo as dificuldades técnicas que se apresentam e propondo soluções tanto eficientes quanto práticas.

Click no link abaixo e curta o video:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lWUxf-MJH4Y#!

Fonte: http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=56157

4 comentários:

  1. tem alguma empresa em Pernambuco que construa casa container? se tem, qual empresa?

    ResponderExcluir



  2. para rildo_campelo













    3 Container's para o projeto de uma casa em um pequeno terreno de uns 40 metros quadrados!


    Desejo saber melhores informações!


    Isolamento térmico...........
    Saneamento........
    Telhado Verde.....




    Queria uma espécie de Loft moderno!




    Parte superior: um quarto - um banheiro - um closet!

    Parte Inferior: uma cozinha acoplada na sala com um pequeno espaço para livros.




    Atenciosamente;

    Gustavo Soares

    Recife, 11 de junho de 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo,

      Favor em caminhar e-mail para portuariape@hotmail.com com contato...

      Excluir
  3. Gostaria de saber o custo para uma casa container, para uma fazenda próximo a Maceió. Bem como em qto tempo é entregue.

    ResponderExcluir