segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Porto do Recife volta a operar contêineres depois de sete anos




Neste domingo (9), o Porto do Recife recebeu o navio Maestra Mediterrâneo. A embarcação atracou no cais 02, às 18h, com 137 contêineres de cargas diversas, trazido pela operadora Rodrimar. No total, serão desembarcadas 3,5 mil toneladas. A previsão é que a operação tenha início às 20h.

A chegada do navio Maestra, que vem de Salvador, ao ancoradouro recifense trazendo contêineres inaugura uma nova etapa do Porto, que desde 2004 não recebia navios com esse tipo de carga. De acordo com informações repassadas pelo Porto do Recife, além do desembarque outros 20 contêineres serão embarcados no navio que seguirá para o Porto de Santos. A previsão total de operação é de 12 horas.

HISTÓRIA - Desde o dia 20 de maio de 2004, quando o navio MERCOSUL Palometa, de bandeira liberiana, atracou no cais de número 03 que o Porto do Recife não recebe mais embarcações com contêineres. "Em 2002, houve uma considerável redução da movimentação de contêineres no Recife, data que coincide com o início das atividades do terminal em Suape”, detalha o diretor presidente do Porto, Pedro Mendes. Durante o ano de 2001, o Porto do Recife movimentou 365 mil toneladas, no ano seguinte foram apenas 76,8 mil toneladas, uma redução de quase 79%. Em 2003, por conta de um problema trabalhista, as operações voltaram com carga total ao Porto do Recife, mas em 2004, quando a foi solucionado o entrave ocorreu novamente o esvaziamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário