domingo, 2 de outubro de 2011

FAB recebe mais uma aeronave para patrulhar o pré-sal

A Força Aérea Brasileira (FAB) ganhou nesta sexta-feira (30) um importante reforço para patrulhar e defender as águas territoriais do país e a zona econômica exclusiva -  faixa de 370 quilômetros a partir da costa brasileira onde estão concentradas as reservas de petróleo na camada do pré-sal.
Em cerimônia que contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, a FAB incorporou hoje, na Base Aérea de Salvador (BA), o avião P-3AM Orion, versão militar do comercial Lockheed Electra II. Participaram também do evento o Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e oficiais do alto comando da Força Aérea.
Comprada da Marinha dos Estados Unidos, a aeronave é especializada em patrulhamento marítimo, o que permitirá à FAB detectar, localizar, identificar e, se necessário, afundar qualquer submarino ou embarcação que invadir as águas territoriais brasileiras – o que, no jargão militar, costuma ser chamado de guerra antissubmarina (ASW, na sigla em inglês).
Ao todo, o Brasil adquiriu 12 aeronaves P-3 da Marinha norte-americana. Duas já foram entregues e outras sete estão sendo modernizadas pela Airbus Military. As demais servirão como suprimento.
Segundo a Força Aérea, a aviação de patrulha não realizava missões ASW há 15 anos – desde a desativação do P-16 Tracker, em 1996. Os atuais P-95 “Bandeirulha”, aeronaves menores e com diferenças operacionais, não têm essa capacidade.
Os P-3AM que entram hoje em operação podem lançar sensores sobre a água e detectar até mesmo submarinos que estejam em alta profundidade...





Nenhum comentário:

Postar um comentário