sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Politica Portuária sem rumo!



Temos sidos brindados diariamente com notícias sobre os rumos da política portuária nacional. Primeiro, fala-se em centralização da política portuária, depois se discorre sobre a ineficiência dos portos e da política portuária empreendida atualmente, mais a frente volta a cena a necessidade de maior investimento nos portos por parte do empresariado. Ou seja, o que nos parece é que a política portuária nacional segue novamente sem rumo.
 
Para melhorar os portos, tomam-se como exemplos as políticas portuárias internacionais. A bola da vez é a China, que possui os portos com maior movimentação de contêineres do mundo, mas, o que é importante lembrar, administrados pelo Estado chinês. Outrora já foram Bélgica e Holanda. Pergunto-me, até quando vamos nos basear em receitas estrangeiras para resolver os problemas dos nossos portos?

Neste imbróglio, o discurso de Fernando Fialho aparenta lucidez diante do processo. Mesmo com toda a pujança dos portos chineses, o diretor-presidente da Antaq manda de lá o recado: o nosso Estado não tem como manter os nossos portos, e se o setor portuário privado quer eficiência e rapidez nas operações, terá que investir na infra e na superestrutura, através das Parcerias Público-Privadas. Ou seja, não adianta anotarmos a receita do bolo chinês, se em casa nos faltam os ingredientes para fazer o bolo crescer.

Este discurso, contudo, conflita com o do ministro Leônidas Cristino, que fala sobre maior intervenção pública nas Autoridades Portuárias e a continuação da licitação para a concessão de portos públicos. Aliando este processo a demora das autorizações e licenças envolvendo tantos outros ministérios que dão suporte as atividades portuárias, os investimentos propostos por Fialho, assim como o seu discurso, parecem cair no vazio.

A verdade é que a política portuária nada contra a maré, sem rumo, sem bússola, sem leme e, pior, sem capitão.

O Portuária PE quer saber a sua opinião, qual o melhor caminho para o desenvolvimento  do setor Portuário Nacional, as parcerias Publico/Privadas ou o Governo deve tomar a frente deste tão discutido ¨ Desenvolvimento ¨ responda a enquete na coluna ao lado, sua opinião é muito importante para nós.

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