quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Melhorar a logística interna pode aumentar produtividade das empresas e reduzir perdas


Calcula-se que cerca de 25% das atividades de uma empresa, de qualquer segmento, estão relacionadas à logística interna. Mal conduzida, ela potencializa as perdas em uma empresa. Alnhada a um padrão de excelência adequado, a logística interna de uma empresa – a logística interna – pode avançar de um índice de eficiência que oscila entre 30 e 50%, para até 95%.

 Uma melhoria que implica em pessoas com menor tempo ocioso, eliminação ou terceirização das atividades de baixo valor agregado, redução de perdas e, consequentemente, em uma resposta mais positiva no caixa da empresa.

A logística interna está presente em todas as empresas para atender alguma necessidade – seja de layout, de cronograma das ações ou pelo tipo de produção ou negócio em questão. O fato é que a intralogística envolve movimentação e tempo – de matéria-prima, de pessoas, do produto acabado, dos estoques. O conceito de gestão aplicado pelo Kaizen compreende a profunda análise de todos esses ciclos e interfaces.
 
 
Melhorias possíveis
 
 
- reestruturação organizacional
- sistema de armazenagem
- melhor capacitação das pessoas
- sistemas mais eficientes de armazenagem
- criação de controles e indicativos de eficiência
- maior foco em aumento de produtividade
- melhoria do fluxo interno
 
 
Em caso de interesse nessa pauta, podemos indicar Ruy Cortez de Oliveira, CEO do Kaizen Institute Consulting Group – Brasil, para falar desse tema.

Um comentário:

  1. Boa Tarde. Parabéns pelo Blog é inteligente e de muito bom gosto. Caso possua empilhadeiras no estado ainda a serem reformadas entre em contato. empilhashop.com.br (Empilhadeiras usadas) falecom@empilhashop.com.br Muito Obrigado. EmpilhaShop

    ResponderExcluir