quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Setor Portuário recebe grandes projetos

Entre os desafios, está a capacidade de atender o crescimento do comércio.

“O setor inteiro passa por uma grande número de investimentos públicos e privados. Cito como oportunidade, a licitação do Porto de Manaus e do Terminal de Grãos do Maranhão no Porto de Itaqui (MA)”.
A conclusão é de Giovanni Paiva, superintendente de Portos da Antaq. “Temos a previsão de licitação, ainda este ano, de outros grandes projetos, como o Terminal de Múltiplo Uso no Porto de Vila do Conde – PA e Terminal de Minério no Porto de Itaguaí – RJ. Além disso, ressalte-se os investimentos nos TUPs como o de Itapoá em SC, Embraport em Santos e Vale no Maranhão, o que acumula mais de 5 bilhões de reias”, ressalta.

De acordo com Paiva, atualmente, o grande desafio do setor portuário é responder com a agilidade necessária o crescimento da corrente de comércio brasileira. “Nossa corrente cresceu exponencialmente nos últimos anos, saindo de US$ 100 bilhões em 2003 para US$ 363 bilhões de reais em 2010, muito estimulada pelo crescimento da exportação de commodities.
Considerando que cerca de 95% dessa riqueza passa pelos portos brasileiros, podemos imaginar o impacto do crescimento em tão pouco tempo”, conclui

Fonte: http://www.guiamaritimo.com.br/grandes-projetos/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário