segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

João Cândido fica para 2012

Novamente, Atlântico Sul deixará de cumprir prazo, último para dezembro, e só entregará navio da Transpetro ano que vem
 
A Transpetro terá que esperar para 2012 a entrega do petroleiro João Cândido, primeiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, em Suape. Depois de vários cronogramas anunciados e postergados, a previsão era que a embarcação deixasse o EAS este mês. Os funcionários trabalhavam com a expectativa de que o navio partisse para a prova de mar (teste de navegabilidade) na próxima sexta-feira, mas a data não vai se confirmar.
 
Em nota encaminhada ao JC, o Atlântico Sul diz que o João Cândido “está em fase final de seus testes de sistemas e acabamento e, tão logo sejam concluídos esses procedimentos, seguirá para a etapa de provas de mar, que precede a entrega do navio ao armador, a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro). A entrega será realizada no início do ano de 2012″. Questionados novamente pela reportagem, o EAS informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que prefere não se comprometer com novas datas.

Como foram verificados vários problemas de montagem na embarcação (soldas, tubulações e sistemas de vapor), o estaleiro quer se certificar de que o acabamento foi completamente concluído para evitar problemas na prova de mar e a possível necessidade de realizar novos reparos antes de entregar o navio ao cliente.

No último balanço divulgado pelo governo Federal sobre as obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção do João Cândido aparecia com carimbo amarelo, como uma obra que merece atenção. O documento sugeria que o EAS realizasse a prova de mar no último dia 7 e entregasse o navio à Transpetro até 31 de dezembro. Apesar da recomendação, o petroleiro vai continuar no cais de acabamento do estaleiro. Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário