terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os portos de Suape e do Recife estão na luta


Disputa pelo maquinário da Fiat

Os portos de Suape e do Recife estão na luta para receber as máquinas que serão utilizadas nas obras de construção do complexo da Fiat, em Goiana. O terminal marítimo do Litoral Sul sai na frente porque deverá ter um centro de distribuição (CD) de veículos utilizado pela montadora. O Porto lançaria o processo licitatório do novo pátio público ainda no ano passado, mas até agora não houve avanço, até por conta da mudança de planos do fabricante. Inicialmente, todo o empreendimento italiano – fábrica, pista de testes, área de pesquisas e CD – ficaria em Suape.

O centro de distribuição será nos mesmos moldes do que hoje é utilizado pela General Motors (GM), com um operador terceirizado. Por isso, são necessários dois processos licitatórios. Um para o pátio e outro para a operação. É natural que o CD comece a funcionar antes da fábrica. A Fiat afirmou à coluna que não há um plano fechado para Pernambuco, mas que precisa construir alternativas, onde Suape tem um lugar de destaque no quesito logístico. A importação de automóveis é favorecida por um regime tributário especial firmado entre o Brasil, o México e os países integrantes do Mercosul.

Modelos
Do México, desembarcariam em Suape dois carros da Fiat que têm baixo volume no mercado brasileiro: o utilitário tecnológico Freemont e o “queridinho” Cinquecento. Da Argentina, a montadora italiana pode trazer o sedã Siena. A intenção é que os automóveis importados saiam do Complexo Portuário para atender a região Nordeste. Atualmente, chegam pelo pátio do Cais 4 de Suape o Chevrolet Agile, da GM. O novo espaço deve ficar próximo ao Cais 5.



Nenhum comentário:

Postar um comentário