quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cabotagem em pauta no Senado Federal


Em discurso nesta quarta-feira (15), o Senador Valdir Raupp (PMDB-RO) ressaltou a necessidade de se investir em infraestrutura para que o Brasil possa continuar em seu processo de desenvolvimento, intensificado nos últimos anos. Ele destacou a urgência de investimentos na navegação de Cabotagem, ou seja, entre portos do mesmo país, sem perder a costa de vista.

– O transporte de Cabotagem afirma-se como alternativa econômica viável, auxilia o desenvolvimento do país, além de empregar milhares de brasileiros, transportando parte importante da riqueza nacional – avaliou.

Na opinião do senador, a expansão do transporte de cabotagem no Brasil e o necessário investimento nos portos são atrapalhados pela burocracia e pelos custos elevados. Atualmente, com o apoio e o envolvimento do Governo Federal, a iniciativa privada tem melhorado os canais de escoamento da produção nacional de bens e produtos, mas a capacidade ainda é insuficiente, disse.

A maior preocupação de Raupp diz respeito às expectativas de crescimento da economia brasileira nos próximos anos. Sem investimento em infraestrutura, pode haver prejuízos, ressaltou. O investimento feito até agora graças às duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e PAC 2) já chega a R$ 15 bilhões, segundo o senador, mas corresponde a apenas 35% das necessidades totais para solucionar os gargalos do setor.

– Como se vê, afora a questão regulatória e burocrática, são indispensáveis novos aportes financeiros governamentais e da iniciativa privada, a fim de que se superem problemas estruturais e conjunturais – afirmou 

Fonte: http://portalmaritimo.com/2012/02/16/cabotagem-em-pauta-no-senado-federal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário