terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dilma diz que refinaria Abreu e Lima é ‘exigência’ para o Brasil



A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (28) que o projeto da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, é uma “exigência” para tornar o Brasil autossuficiente na produção de derivados do petróleo.
A afirmação foi feita durante entrevista no município de Maracanaú (CE) após anúncio de investimentos de quase R$ 3 bilhões no metrô da região metropolitana de Fortaleza.
Dilma afirmou que, embora o retorno financeiro seja baixo, é importante o país fazer o refinamento do petróleo para não se sujeitar às altas dos preços no mercado internacional.
“Quando você produz petróleo e gás bruto, se você é uma empresa verticalizada, você perde dinheiro porque na hora em que o vento muda, como mudou agora, você tem um preço exorbitante para os derivados de petróleo que a refinaria produz”, declarou.
A presidente afirmou que a conclusão da refinaria –que já tem 50% do projeto encaminhado e deve ser inaugurada em junho de 2013– é um “compromisso” da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Um dos entraves para a continuidade da construção da Refinaria Abreu e Lima é a entrada da petroleira venezuelana PDVSA como sócia do projeto. A estatal aguarda a aprovação de um pedido de financiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para entrar no negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário