terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pernambuco oferece 4.132 vagas gratuitas para cursos técnicos


A Secretaria de Educação de Pernambuco oferece 4.132 vagas em cursos técnicos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do governo federal, para estudantes do ensino médio em todas as modalidades e do Projeto Travessia, da rede pública, ou bolsistas da rede particular. As inscrições, gratuitas, começam nesta quarta-feira (29) e vão até o dia 9 de março. Confira aqui o edital.
As aulas vão acontecer no Serviço Nacional de Ensino e Aprendizagem Industrial (Senai), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão), nas cidade onde eles têm sede. “Terão cursos de Altinho a Vitória de Santo Antão, no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Salgueiro. Onde tem Senac, Senai ou Instituto Federal, terá aula”, explica Anderson Gomes, secretário de Educação do estado.
Entre os cursos estão contabilidade, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, enfermagem, estética, guia de turismo, informática, logística, produção de moda, redes de computadores, secretariado, segurança no trabalho, telecomunicações e vestuário. “Esses cursos já são os tradicionais, eles têm o diferencial de atender tanto a oferta quanto a demanda. São todos cursos necessários para o momento que o estado de Pernambuco vive. São cursos já bem consolidados por essas instituições”, diz o secretário.
As pré-matrículas vão ser feitas em escolas indicadas pela secretaria. Cada cidade vai ter uma escola determinada, que pode ser conferida no edital. “Eles fazem a pré-matrícula pela manhã e à tarde já podem receber a confirmação da matrícula. Não tem prova, apenas é uma seleção para preenchimento de vagas”, adianta Gomes.
Cada estudante pode fazer um curso técnico, que tem no mínimo 800 horas e vão até 1.800 horas. “Por isso, esses cursos são para alunos de 2º e 3º anos. Os do 2º ano podem fazer os de 1.800 e os do 3º os de 800”, detalha o secretário. Esses cursos vem atender a necessidade que o estado está passado. “Nós sabemos que é uma deficiência que está sendo resgatada. Com mais essas 4 mil vagas, nós vamos ter 19 mil estudantes de nível médio no estado fazendo curso técnico”, afirma Gomes.
Para o secretário, esse é um investimento de tempo que o aluno precisa ponderar, uma vez que ele continua o curso normal e faz o técnico na parte da tarde ou noite. “A demanda está muito grande, as empresas que estão chegando a Pernambuco e já estão instaladas precisam de mão de obra. Ao longo do ano, já vamos diagnosticar as demandas para que os estudantes quando cheguem no período de estágio já estejam alocados em empresas onde podem ser potencialmente contratados”, conta.
As aulas de alguns cursos começam ainda em março. “Caso as vagas não sejam preenchidas, vamos fazer uma segunda chamada, mas acredito que não vamos precisar”, diz. Todo o material didático será fornecido aos estudantes, que também vão contar com apoio para lanche e deslocamento para assistir as aulas.
Mais vagas estão sendo planejadas também para o segundo semestre. “Nós estamos abrindo para o segundo semestre mais onze escolas técnicas. Nós teremos neste ano 25 escolas estaduais operando em Pernambuco, teremos muito mais cursos sendo oferecidos, inclusive mais vagas para o segundo semestre”, adianta o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário