quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Modal hidroviário está longe do patamar desejado




“O modal hidroviário ainda não esta no patamar desejado, porém, é melhor do que no passado recente. Estão em andamento, através de agentes públicos e privados, estudos para diagnosticar e analisar as principais bacias hidrográficas brasileiras”. A conclusão é de Luiz Fernando Horta de Siqueira, gerente de hidrovias da Sartco Ltda. Segundo ele, o modelo hidroviário possui, entre suas vantagens, a maior eficiência energética (carga transportada x potência instalada em hp´s); menor consumo de combustível (litros/TKU); menor emissão de CO² (kg/TKU); menor custo de implantação em relação à rodovias e ferrovias; bem como otimização da cadeia logística.

Atualmente, o modal aquaviário corresponde à 13,6% na matriz de transporte de cargas no Brasil, mas há expectativas de crescimento com a entrada de novas cargas na hidrovia Tietê – Paraná. “Além disso, esperamos que o cenário atual mude com a exportação do agronegócio pelo arco norte (se os investimentos nas hidrovias do rio Madeira, Araguaia e Tocantins se concretizarem), o transporte de minérios na hidrovia Paraguai-Paraná e, ainda, a retomada de investimentos da hidrovia no Rio Grande do Sul”, conclui o especialista.

Fonte: http://www.guiamaritimo.com.br/modal-hidroviario-esta-longe-do-patamar-desejado/

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