O Porto do
Recife publicou, nesta sexta-feira (10/02), no Diario Oficial do Estado, o
resultado de mais uma licitação estratégica para o crescimento do porto mais
antigo de Pernambuco. A empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda
foi a vencedora da licitação para obras de dragagem do canal de acesso, bacia de
manobras e da extensão dos berços de atracação (do cais 00 ao cais 9).
Estão previstas a retirada de 711 mil metros³ de areia, argila e material duro de uma área de 1,2 km². Com a dragagem, o Porto do Recife passará a ter 11,5 metros de profundidade, 2 metros a mais que os atuais 9,5 metros, e poderá receber navios de maior porte. “É mais um passo importante para o desenvolvimento e consolidação do crescimento que o Porto vive neste momento”, comemora o diretor- presidente do Porto, Pedro Mendes.
O investimento será de aproximadamente R$ 21,5 milhões e a empresa terá o prazo de 120 dias para realizar o procedimento a partir da assinatura da Ordem de Serviço, que deverá ser feita em meados de março. Isso porque antes do início das obras de dragagem será realizada uma batimetria, que é a medição da profundidade atual. O procedimento é necessário para a fiscalização do serviço executado pela Van Oord. Uma segunda batimetria está prevista para depois da dragagem.
O Porto do Recife realizou um processo de dessasoriamento semelhante no final de 2009. Porém, no procedimento realizado foi utilizada somente a draga de sucção, que suga os resíduos do fundo do mar. Durante o processo, foram descobertos trechos com solo mais consistente, especialmente na entrada do canal de acesso e em parte dos berços de atracação, que a draga não conseguia puxar. O que não permitiu que o calado médio (a soma de profundidade de todos os trechos) do Porto atingisse a marca de 11,5 metros de profundidade.
Na dragagem que será realizada agora, serão feitos dois procedimentos: o de sucção e a dragagem mecânica (drag-line), que utiliza uma caçamba, conhecida como clan-shell, para cavar e quebra os resíduos duros do solo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário