Segundo dados do IESS, em Pernambuco existem 1,4 milhão de pessoas assistidas pelos planos de saúde, 651 mil delas na capital Recife. Jaboatão dos Guararapes com 152 mil e Olinda com 107 mil vêm a seguir. Nos últimos 12 meses, a cidade de Ipojuca é a que mais vem tendo contratação.
Sua taxa de adesão é de 18,8% no período, fruto da criação de quase 10 mil (9.389) empregos formais, especialmente na construção civil e na indústria. A formalização de emprego em Ipojuca já faz com que ali, 58,3% dos trabalhadores contratados sejam beneficiados por planos de saúde. Na vizinha Cabo de Santos Agostinho essa taxa é de apenas 18,2%.
Segundo o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, a pesquisa também mostra que com o crescimento da formalização do emprego no Brasil é natural que o desejo de uma melhor assistência à saúde seja incorporado ao desejo do trabalhador. E ele passa a considerar esse benefício como um atrativo nas empresas que o contratam.
No segmento de saúde suplementar no Brasil, segundo Luiz Augusto, está também se consolidando a tendência de incorporação ao plano de saúde a cobertura odontológica até como consequência natural da oferta de serviços médicos hospitalares para os trabalhadores.
Atualmente, a taxa de cobertura de planos de saúde no Brasil é de 24,6% com mais de 47 milhões de vidas cobertas – em Pernambuco a taxa atual é de apenas 18%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário