segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Suape registra altas em 2011



Os números das movimentações de carga no Porto de Suape, em 2011, foram divulgados. Os dados confirmaram a expectativa de um bom resultado, ao fechar o ano com elevação de 25% em toneladas movimentadas, na comparação com 2010: foram 11,2 milhões de toneladas, ante 9 milhões do ano anterior. Os contêineres também tiveram maior participação: são 434.905 TEUs (unidade padrão do contêiner de 20 pés) contra 326.184, o que significa uma elevação de 33,3%. As operações de cabotagem (entre portos) também apresentaram crescimento. A evolução foi de 26% em relação ao ano de 2010.

A expectativa, no entanto, é alcançar números ainda mais significativos nos próximos anos. Segundo o vice-presidente do porto, Frederico Amancio, em 2013 é esperado que 30 milhões de toneladas passem pelo Porto de Suape. Para 2016, a estimativa é ainda maior: 50 milhões de toneladas. O início das operações de grandes empreendimentos estruturadores são os grandes responsáveis por essas perspectivas. Entre eles, está a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), que ainda aguarda o desenrolar do trâmite envolvendo a Petrobras e a venezuelana PDVSA. O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) ainda está analisando as garantias financeiras oferecidas pela empresa do país comandado por Hugo Chávez.

Esses números dão corpo às informações passadas na semana passada, pela Receita Federal, a respeito da arrecadação de tributos federais administrados pela 4ª Região Fiscal, no mês de dezembro passado. Pernambuco rendeu R$ 1,6 bilhão, conseguindo o melhor desemprenho dos estados que fazem parte do subgrupo, que conta, ainda, com Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para o chefe do Serviço de Acompanhamento dos Maiores Contribuintes (SAMC), Nelson Leitão Paes, grande parte dessa performance se dá devido ao grande fluxo de comércio no Porto de Suape, que teve um crescimento real de 50%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário