segunda-feira, 19 de março de 2012

Dragagem do Porto do Recife começa na segunda, 19/03/12.


Avaliada em R$ 21,5 milhões

O Porto do Recife está prestes a dar o pontapé inicial para aumentar a sua movimentação de cargas em até 50% neste ano. É que começam na próxima segunda-feira (19), às 8h30, as obras de dragagem do canal de acesso, bacia de manobras e da extensão dos berços de atracação do terminal portuário. O serviço será iniciado com a presença do governador Eduardo Campos, do secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Geraldo Júlio, e o diretor-presidente do porto, Pedro Mendes.

A draga da empresa holandesa Van Oord, vencedora do processo de licitação, entrou no Porto do Recife na manhã de ontem (14). O investimento feito na obra é de R$ 21,5 milhões e a dragagem deve terminar em junho.

De acordo com a assessoria do Porto do Recife, está prevista a retirada de 711 mil metros cúbicos de areia, argila e material duro de uma área de 1,2 quilômetros quadrados. Com a dragagem, o Porto do Recife passará a ter uma profundidade média de 12,8 metros, três metros a mais que os atuais 9,5 metros de calado. Com isso, poderá receber navios de maior porte.

O Porto do Recife realizou um processo de desassoreamento semelhante no final de 2009. No entanto, à época foi utilizada somente a draga de sucção, que suga os resíduos do fundo do mar. Durante o processo, foram descobertos trechos com solo mais consistente, especialmente na entrada do canal de acesso e em parte dos berços de atracação, que a draga não conseguiu puxar. Daí a utilização de um novo procedimento desta vez, que envolve sucção e a dragagem mecânica (drag-line).

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20120316173455

Nenhum comentário:

Postar um comentário