quinta-feira, 29 de março de 2012

Ex-presidentes da Companhia Docas são multados pelo Tribunal de Contas




O Tribunal de Contas da União (TCU) multou o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi e o consultor portuário Fernando Vianna por repassarem áreas do Porto de Santos à exploração da iniciativa privada, adicionando essas glebas a um contrato de arrendamento já existente, sem a realização de licitações. 

Tais fatos ocorreram enquanto ocuparam a presidência da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do complexo.

O contrato em questão é o 1/97, firmado com a extinta empresa ferroviária Ferronorte S.A., hoje parte da América Latina Logística (ALL), que atua no escoamento de grãos do Oeste do país. O contrato segue em vigor e compreende atualmente duas áreas. 

Elas foram abarcadas ao arrendamento pela Codesp, sob administração de Rossie Vianna, nos anos posteriores à assinatura do contrato.

Outros diretores da Docas à época chegaram a ser citados no processo do TCU, mas não receberam punição. Nestas áreas estão, atualmente, o Terminal XXXIX, na Ponta da Praia, em Santos (administrado pela Caramuru Alimentos), e o complexo TGG/Termag, em Conceiçãozinha, Guarujá (operado em conjunto pela América Latina Logística, pelo Grupo Amaggi e pela multinacional Bunge). Leia mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário