terça-feira, 20 de março de 2012

Fraude em portos e aeroportos provoca perda de US$ 50 mi



A Polícia Federal e a Receita Federal prenderam ontem 20 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que usava portos e aeroportos em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná para importar mercadorias sem o pagamento dos impostos.

A estimativa é que a organização tenha movimentado 220 toneladas de mercadorias. A Receita calcula que a fraude tenha causado perda superior a US$ 50 milhões aos cofres públicos.

Entre os presos estão cinco servidores da Receita, empresários, "laranjas" e despachantes aduaneiros.

A 3ª Vara da Justiça Federal de Santos (SP) expediu ainda 42 mandados de busca e apreensão.

A pedido da PF, a Justiça Federal em Santos decretou o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos. Ao todo, 60 servidores da Receita Federal e 200 da Polícia Federal participaram da ação.

As investigações da Operação Navio Fantasma começaram em janeiro de 2011, após a alfândega de Santos perceber que mercadorias importadas supostamente encaminhadas para lá não chegavam para o desembaraço.

O grupo importava mercadorias que declarava para o fisco como sendo de baixo valor, como partes e peças para manutenção de navios atracados no porto. Na realidade, traziam, principalmente da China e de Miami, tablets, celulares, relógios e armações de óculos de grife.

A operação verificou ainda a entrada irregular de itens controlados, como equipamentos médicos e munição.

Em uma das fraudes, a carga que entrava era tratada como se estivesse apenas em trânsito pelo país, com previsão para embarcar em outro navio e não sujeita ao trâmite de importação.

Os envolvidos responderão por crimes de formação de quadrilha, descaminho ou contrabando, facilitação ao contrabando, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistemas de informação e falsidade ideológica, com penas que podem chegar a 16 anos de reclusão.

Fonte: http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/14536-fraude-em-portos-e-aeroportos-provoca-perda-de-us-50-mi

Nenhum comentário:

Postar um comentário