segunda-feira, 26 de março de 2012

Tanques de lastro – muito cuidado ao pressurizá-los




Em um caso recente, um navio pressurizou seus tanques de lastro para ajustar seu trim (diferença entre os calados de vante e ré) e satisfazer um determinado critério de estabilidade. A operação resultou em um alagamento inesperado de um porão danificando sua carga.

Um navio estava trocando seu lastro durante a viagem e pressurizou alguns tanques de lastro de duplo fundo. Na chegada ao porto de destino descobriram que um de seus porões estava com uma quantidade de água considerável e que a carga estivada no fundo mesmo havia sido danificada.

O navio havia aberto, recentemente, vários elipses de tanques para inspeções de rotina.
Após o incidente, a tripulação descobriu que os alarmes de nível alto das dalas dos porões não estavam funcionando.

Uma vez que as investigações estão em prosseguimento, neste caso em particular, vale lembrar que tampas de elipses mal apertadas continuam sendo uma causa frequente de alagamento de porões e muitos destes, não todos, acontecem logo após focagens, quando oficinas de terra não apertaram adequadamente.

Se tampas de elipses de tanques de duplo fundo são removidas por o que quer que seja, recomenda-se que se tenha controle a respeito de quando e onde. Isto não apenas serve como lembrete, mas também serve para que se use em possíveis reclamações caso haja alagamentos.

Boas práticas de manutenção também devem ser usadas. As tampas e suas juntas devem ser inspecionadas com uma certa frequência e incluídas do Plano de Manutenção, relacionadas aos tanques de lastro, caso ainda não estejam.

Os alarmas das dalas dos porões devem ser testados regularmente, e qualquer anormalidade deve ser registrada e corrigida imediatamente.
Tradução de matéria publicada no site gCaptain

Nota do Editor: O mesmo cuidado deve ser tomado em plataformas, principalmente as semi submersíveis, onde acidentes seriíssimos podem ocorrer, com adernamentos bizarros e um possível emborcamento, caso elipses não estejam corretamente fixados. A regra do “apertar em cruz”, ou seja, apertar sempre em sequência os parafusos e/ou porcas diametralmentre opostos, fica valendo. Isso tudo sempre tomando muito cuidado para não espanar a junta.

Fonte: http://portalmaritimo.com/2012/03/23/tanques-de-lastro-muito-cuidado-ao-pressuriza-los/

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