Em um caso recente, um navio pressurizou seus tanques de
lastro para ajustar seu trim (diferença entre os calados de vante e ré) e
satisfazer um determinado critério de estabilidade. A operação resultou em um
alagamento inesperado de um porão danificando sua carga.
Um navio estava trocando seu lastro durante a viagem e
pressurizou alguns tanques de lastro de duplo fundo. Na chegada ao porto de
destino descobriram que um de seus porões estava com uma quantidade de água
considerável e que a carga estivada no fundo mesmo havia sido danificada.
O navio havia aberto, recentemente, vários elipses de
tanques para inspeções de rotina.
Após o incidente, a tripulação descobriu que os alarmes de
nível alto das dalas dos porões não estavam funcionando.
Uma vez que as investigações estão em prosseguimento, neste
caso em particular, vale lembrar que tampas de elipses mal apertadas continuam
sendo uma causa frequente de alagamento de porões e muitos destes, não todos,
acontecem logo após focagens, quando oficinas de terra não apertaram
adequadamente.
Se tampas de elipses de tanques de duplo fundo são
removidas por o que quer que seja, recomenda-se que se tenha controle a
respeito de quando e onde. Isto não apenas serve como lembrete, mas também
serve para que se use em possíveis reclamações caso haja alagamentos.
Boas práticas de manutenção também devem ser usadas. As
tampas e suas juntas devem ser inspecionadas com uma certa frequência e
incluídas do Plano de Manutenção, relacionadas aos tanques de lastro, caso
ainda não estejam.
Os alarmas das dalas dos porões devem ser testados
regularmente, e qualquer anormalidade deve ser registrada e corrigida
imediatamente.
Tradução de
matéria publicada no site gCaptain
Nota do Editor: O mesmo
cuidado deve ser tomado em plataformas, principalmente as semi submersíveis,
onde acidentes seriíssimos podem ocorrer, com adernamentos bizarros e um
possível emborcamento, caso elipses não estejam corretamente fixados. A regra
do “apertar em cruz”, ou seja, apertar sempre em sequência os parafusos e/ou
porcas diametralmentre opostos, fica valendo. Isso tudo sempre tomando muito
cuidado para não espanar a junta.
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