sábado, 14 de abril de 2012

Salgueiro Multimodal



Todos os caminhos levam a Salgueiro. Poucas cidades no Nordeste têm o privilégio de usufruir tão vantajosa localização. Antes de tornar-se rota de investimentos milionários em infraestrutura, a economia da cidade já possuía sua própria dinâmica, com destaque para uma incipiente atividade industrial voltada para o abastecimento da economia local. 
Com os benefícios oriundos de sua posição geográfica estratégica e os investimentos do Governo Federal e Estadual, Salgueiro constrói sobre os pesados trilhos da ferrovia Transnordestina e os caudalosos canais da Transposição a nova história do Sertão Central.
Se Pernambuco é um dos Estados mais bem localizados do Brasil, Salgueiro é uma das cidades nordestinas de potencial logístico mais notável na região. Diariamente, um expressivo número de caminhões de carga circula por sua extensa malha rodoviária. São produtos advindos de várias partes do país que abastecem cidades de vários Estados nordestinos. Salgueiro está intimamente conectada a importantes malhas viárias de acesso ao interior da Bahia e Ceará.
A vocação natural do município, aliada a necessidade de interiorizar a economia do Estado e de integrar e baratear a logística de produção e escoamento no Nordeste, o tornou atrativo para a Transnordestina. O resultado disso foi a elaboração de um novo projeto econômico para a cidade. Base de operações da gigantesca Ferrovia, Salgueiro assiste a uma revolução industrial sem precedentes.
A megaconstrução possui sua própria pedreira instalada no município, com capacidade de produção de 5 mil metros cúbicos de brita por dia, o equivalente à produção de todas as pedreiras da Região Metropolitana de São Paulo. Salgueiro também conta com a maior fábrica de dormentes de concreto do mundo, com capacidade produtiva de 4.800 unidades por dia.
Uma vez concluída a produção de dormentes, a locomotiva literalmente empurra os vagões com suas peças até a área em que os trilhos ainda não foram afixados. Deste modo, a moderna Transnordestina se constrói, avançando com seus próprios trilhos pelo sertão. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário