sábado, 28 de abril de 2012

Três novos centros de convenções à vista


Em franca expansão em Pernambuco, o mercado de eventos de grande porte espera com ansiedade não só a reforma e ampliação do Cecon como também a abertura de novos espaços. 

Está prevista a construção de três novos centros de convenções, sendo um na Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, outro no projeto do Cone Suape, no Cabo de Santo Agostinho, e um terceiro no hotel que a rede Sheraton planeja implantar na Praia do Paiva.
O projeto da Cidade da Copa, que está sendo desenvolvido pelo Consórcio Arena Pernambuco, prevê a construção de um centro de convenções com 9,5 mil metros quadrados em uma primeira fase (2014), além de um hotel com 300 quartos. 
Na segunda fase (2015-2019), estão previstos mais 9,5 mil metros quadrados de centro de convenções e um outro hotel, com mais 250 unidades.
O Sheraton Reserva do Paiva também promete para 2014 um moderno centro de convenções com mais 2,8 mil metros quadrados de área em um único pavimento, onde todos os salões contarão com pé direito de sete metros. Esse é um detalhe que chama a atenção dos empresários do setor.
“Eventos com até 500 participantes conseguimos fazer em hotéis no Recife, mas o problema é que muitos dos espaços não são adequados, com o pé direito baixo e sem espaço para recepção”, exemplifica o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB), Paulo Menezes.
Já a Moura Dubeux ainda não revelou o porte do centro de convenções que planeja para o Cone Suape nem o prazo de execução. Lá também deverão ser erguidos dois hotéis.

Paulo Menezes lembra que, por enquanto, o Cecon é o único equipamento específico para feiras no estado. “E tem uma pauta bastante difícil para os próximos anos. 

Estamos na expectativa desses três novos centros de convenções que foram anunciados”, depõe. Hoje, para realizar congressos e seminários de médio a grande porte, em local que não seja o Cecon, é preciso recorrer a hotéis do Litoral Sul, como o Enotel e o Summerville.

Levantamentos feitos pela Secretaria de Turismo mostram que o turista de eventos gasta, em média, R$ 350 por dia, com tempo médio de permanência de cinco dias na cidade. Fora os acompanhantes. São eventos que movimentam muito a economia como um todo – hotéis, restaurantes, comércio, táxis e até a economia informal. (M.B.)

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário