sábado, 28 de abril de 2012

Dobradinha Pernambuco-EUA


Grupo de empresários norte-americanos em missão comercial busca no estado parcerias em tecnologia verde

A tecnologia norte-americana somada ao potencial pernambucano. Esse pode ser o saldo do encontro de 22 empresários dos Estados Unidos com 40 empreendedores recifenses. A rodada de negócios foi realizada na tarde de ontem na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Interessados no setor de tecnologia verde, os investidores formam a primeira missão comercial promovida pela Brasil U.S. Businesse Council no estado.
Para pesquisadores da área, as negociações só serão promissoras se os empresários pernambucanos conseguirem, além de produtos, a troca efetiva de tecnologia. “Os norte-americanos têm produtos e processos muito mais avançados na questão de energias limpas. É muito difícil que eles queiram realmente comprar algo dos pernambucanos ou mesmo incentivar o mercado local. O mais lógico é que eles estejam aqui para vender”, explica Heitor Scalambrini, coordenador dos Projetos Naper Solar e o Núcleo de Apoio a Projetos de Energias Renováveis da UFPE.
Ele acredita que o grupo foi atraído para Pernambuco porque o estado é um dos locais com maior potencial de geração de energia solar, um dos focos dos empresários estrangeiros. “O Brasil é privilegiado com mais de três mil horas de brilho solar por ano. Essa matéria-prima tem capacidade de gerar de cinco a seis quilowatts-hora por dia”. 
Para Katheen McInerney, diretora do Brasil U.S. Business Council, a possibilidade de parcerias existe. “Estudamos o interesse dos empresários por investimentos no Brasil e descobrimos que a maioria quer parcerias no setor de tecnologia verde. Não apenas vender, mas crescer com novos mercados.”
O empreendedor pernambucano Vitor Eufrosino, gerente geral da Telemetric, empresa de gestão de resíduos sólidos e distribuição de água, concorda. “Não vi a rodada de negócios como uma via de mão única. 
Os investidores com os quais conversei estavam abertos ao compartilhamento de tecnologia, o que pode incentivar muito o desenvolvimento do setor de energias limpas no estado.” Segundo ele, novas reuniões foram marcadas hoje, fora da pauta da missão, para quem tinha agenda livre. “Pernambuco está em estado de graça. Tudo está dando certo por aqui e todo mundo quer participar desse crescimento.”
A empolgação do empresário é corroborada por Usha Pitts, cônsul geral dos Estados Unidos no Recife. Ela acredita que as negociações deverão colocar Pernambuco no mapa de negócios internacional no setor verde. “Muitos norte-americanos pensam que o Brasil só tem desenvolvimento em São Paulo, Rio e Brasília. Queremos mostrar em aqui também existem muitas oportunidades”, ressalta. (Thatiana Pimentel)
DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário