quinta-feira, 3 de maio de 2012

EAS forma primeira turma da Brigada de Emergência



Neste mês de abril, aconteceu a formação da primeira turma da Brigada de Emergência do EAS. A parte teórica foi ministrada no CT do EAS e a prática no Campo de Instruções da SETRE (Serviços e Treinamentos), no Cabo de Santo Agostinho. O treinamento tem coordenação de Jadson Almeida (coordenador de SMS), Nielson Melo (supervisor de SMS) e Orlando Nasário (TST) e é uma parceria com a JN Resgate.
“É importante manter um grupo treinado e capacitado para auxiliar a equipe de bombeiros e profissional civil e atuar em qualquer tipo de emergência que aconteça no EAS, salvaguardando vidas, patrimônio e Meio Ambiente”, explicou o supervisor de SMS, Nielson Melo.
O treinamento durou sete dias (56 horas). Foram abordados, tanto na teoria quanto na prática, os seguintes temas: combate a incêndios, primeiros socorros, proteção respiratória, resgate de vítimas em espaços confinados, resgate de vítimas em altura, emergências químicas e tecnológicas. “A Brigada de Emergência do EAS está capacitada para atuar em situações de risco e resgatar vítimas”, afirmou Paulo Lessa, instrutor da JN Resgate que treina equipes há 14 anos.
A decisão de todo o grupo de participar da Brigada de Emergência foi espontânea. “Decidi participar porque sou voluntária há bastante tempo e, agora, também me sinto pronta para ajudar e socorrer meus colegas de trabalho, caso eles precisem”, disse a vigia Janaína Lima, única mulher da turma.
A mudança do capacete azul para o vermelho caracteriza a Brigada de Emergência e foi realizada com a presença do gerente de SMS, João Mulatinho, que também conversou com o grupo a respeito da importância da brigada. Outras cinco turmas serão formadas. Cada uma é composta por 35 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário