quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia da logística



6 de junho, comemoramos o dia da logística.

Assim como a origem da logística, a data também deriva de operações militares e de guerra. Foi num 6 de junho em 1944 que as forças aliadas desembarcaram na Europa, iniciando assim o final da 2a Grande Guerra. Este dia ficou conhecido como Dia D. E onde entra a logística nessa história?

Este evento militar foi o maior movimento logístico de tropas que se teve conhecimento até aquela data. O transporte de milhares de soldados, equipes de apoio, armas, tanques, alimentos e muito mais exigiu um planejamento enorme, mas que resultou no final do conflito mundial. De certa forma, a logística acabou com a guerra.

Desde então, a logística evoluiu, mas a forma como a aplicamos nas empresas hoje continua, em sua essência, a mesma: utilizando lógica, planejamento, estratégias e muitas ferramentas técnicas. Do site do MEC, temos que o profissional de logística “planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos”.

Hoje, a logística é uma ciência que deixou de ser apenas uma matéria em cursos de Engenharia ou Administração e já forma profissionais com diploma específico, não só no nível técnico ou tecnólogo, mas até com bacharelados específicos aparecendo em universidades pelo país. Já temos o curso que forma Bacharéis em Logística. É um orgulho para profissionais de nossa área.

Assim, fica registrado aqui nossos parabéns aos profissionais e estudantes de logística.
Deixe seu comentário sobre esta data e como você faz uso (ou fará num futuro próximo) de seus conhecimentos de logística nos comentários abaixo.


Um comentário:

  1. Hoje em dia , tudo gira em torno da logística e precisarmos nos aperfeiçoar dentro da logística para crescermos junto com ela.
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir