terça-feira, 5 de junho de 2012

PECÉM LIDERA NA EXPORTAÇÃO DE FRUTAS E SAPATOS



O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), afirmou no início de maio que os empreendimentos programados e os já implantados no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) vão dobrar o PIB do Estado em 20 anos. A declaração vem no esteio do bons resultados do porto e na perspectiva de crescimento acelerado e a atração de novas cargas e investimentos para a área de influência do Pecém.

Em abril, o porto registrou acréscimo de 107% no movimento de cargas em relação ao mesmo período de 2011. Nos primeiros quatro meses do ano, o volume movimentado atingiu 1,27 milhão de toneladas, o que representou uma variação positiva de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. O porto caminha para consolidar a liderança nacional na exportação de frutas e calçados. Na importação, que movimentou mais de 1 milhão de toneladas, Pecém lidera a entrada de siderúrgicos e, este ano, alcançou a ponta em cimentos não pulverizados.

O avanço reflete os investimentos na infraestrutura do porto. No ano passado, a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) inaugurou a primeira grande ampliação do Pecém. O Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) aumentou a capacidade de movimentação de mercadorias de 150 mil para 800 mil TEUs e agilizou a movimentação de minérios. A obra dotou o porto de dois berços de atracação de 350 metros e ampliou a retroárea e o quebra-mar, de 1000 para 2770 metros.

“O crescimento tem sido pensado e debatido. Não é uma coisa pontual”, afirma Erasmo Pitombeira, presidente da Cearáportos. Uma segunda grande ampliação, que tem apenas 10 anos, já foi licitada. Serão construídos uma nova ponte de 1500 metros de comprimento por 32 metros de largura, capaz de acomodar futuras tubovias da Petrobras, e dois berços de atracação de navios para exportação de placas de aço.

A obra tem como foco os empreendimentos siderúrgicos e a refinaria Premium II, que será instalada pela Petrobras. Pecém foi concebido para receber uma siderúrgica e uma pequena refinaria. “Crescemos independentes da siderurgia”, conta.

Fonte: PE DESENVOLVIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário