quarta-feira, 6 de junho de 2012

Santos registra recorde de movimentação no quadrimestre


Toneladas içadas superaram 30 milhões

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos registrou novo recorde no primeiro quadrimestre, chegando a um total de 30.460.788 toneladas içadas, número impulsionado pela alta de 12% nas exportações, elevando o total operado em 6% sobre as 28.726.324 toneladas movimentadas no mesmo período no ano passado, considerada a melhor marca até então.

O crescimento das exportações é atribuído aos elevados embarques do complexo soja (grãos e pellets), líder do movimento físico, com participação de 25% do total geral do porto no quadrimestre.

Com 7.607.457 toneladas escoadas, a soja atingiu alta de 44% em relação a igual período em 2011. O produto em grãos chegou a 6,8 milhões de toneladas, colocando Santos como principal porto escoador do produto, com quase 40% do total exportado pelo País, seguido por Paranaguá, com participação de cerca de 25%. O estado do Mato Grosso é a principal origem da soja exportada por Santos, representando 64,4% do total, seguido por Goiás que participa com 16,7%.

O açúcar, que ocupa o segundo lugar dentre as mercadorias de maior movimentação, registrou queda de 15,1% no período, atribuída a atraso na moagem da cana na região centro-sul. A expectativa, no entanto, é de aumento com a chegada do volume da safra 2012/2013.

Nas importações, a queda no quadrimestre foi de 3,7%, com praticamente todas as principais mercadorias acusando reduções significativas. O carvão, carga de maior participação dentre as importações, teve baixa de 22,7%, seguindo pela diminuição de 15,1% do adubo e de 20,1% do trigo.

Com 977.411 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados, a carga conteinerizada mantém o crescimento, apontando 10,4% de alta no período. Também mantendo a tendência de alta, a tonelagem média por embarcação cresceu quase 9%, com o total de navios no período caindo 2,5%, apesar do crescimento geral da movimentação de cargas, reflexo previsto do aprofundamento do canal com o consequente aumento da tonelagem e da produtividade no Porto de Santos.


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