sexta-feira, 29 de junho de 2012

Portos de Recife e Suape receberão Porto sem Papel



Os portos de Recife e Suape promoveram, na Secretaria de Planejamento e Gestão, um encontro para afinar os últimos detalhes da implantação do projeto PSP (Porto Sem Papel). Os dois terminais pernambucanos começam  a operar fazendo uso do Sistema de Informação do PSP na próxima terça-feira, data definida pela portaria de n° 162 da SEP (Secretaria Especial de Portos) do Governo Federal e publicada no Diário Oficial da União.
“Estamos dando mais um passo para modernizar os portos do Estado. Esse projeto vai proporcionar maior organização e agilidade nos processos de liberação da operação dos navios. Isso significa um salto na qualidade logística no setor portuário do País e aproxima os portos brasileiros dos maiores portos do mundo”, afirmou Frederico Amâncio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente de Suape, Frederico Amâncio, durante a abertura da reunião.
O Porto sem Papel é um sistema de informação, financiado pela SEP e desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Através do sistema (denominado Sistema de Informação Concentrador de Dados Portuários) todos os dados necessários para atracação, operação e desatracação dos navios são unificados e disponibilizados para todas as instituições envolvidas na atividade portuária (ANVISA, Marinha, Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Receita Federal e a Autoridade Portuária). 
Essa integração dos órgãos elimina a burocracia, diminui o tempo para obtenção das anuências e, consequentemente, o custo das operações em 25%, segundo estimativa da SEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário