segunda-feira, 16 de julho de 2012

Empresários de Serra Talhada conhecem programa para exportação



Evento visa sensibilizar empresários do sertão pernambucano sobre a importância de internacionalizar as vendas. Entre os interessados estão apicultores da região
Oportunidades, desafios e sustentabilidade com foco na exportação foram os principais tema da 48ª edição da AgroEx – Seminário de Agronegócio para Exportação que aconteceu nessa quinta-feira (12) em Serra Talhada, no sertão pernambucano.
 "Um dos pontos mais importantes desse encontro é a sensibilização de empresários e produtores para a importância da internacionalização", frisou Margarida Collier, gestora do projeto Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae em Pernambuco. Na oportunidade, os participantes conheceram a ferramenta de autodiagnóstico para a internacionalização, que está disponível no endereço eletrônico http://www.internacionalizacaosolucoes.sebrae.com.br.
No endereço, depois de preencher um questionário, o empreendedor descobre qual estágio está o seu empreendimento em relação à internacionalização. Ao final, é gerado um relatório com recomendações específicas, incluindo empresas que podem auxiliá-lo no processo. "Estamos abrindo as portas para os nossos empreendedores competirem no mercado internacional", destacou Auxiliadora Barbosa, gerente das regiões do Sertão do Moxotó, Pajeú e Itaparica do Sebrae em Pernambuco.
Entre os interessados no processo de internacionalização estavam os apicultores da COAMPIS Araripe, que conta com 26 cooperados que produzem cerca de mil toneladas de mel por ano. "Nossa expectativa é adquirir mais conhecimento, para levarmos nossos produtos no mercado internacional em três ou quatro anos", explicou Edinaldo Costa Cardoso, representante da cooperativa.
Realizado gratuitamente na Câmara dos Vereadores de Serra Talhada e voltado para produtores rurais e seus sindicatos, associações rurais, cooperativas, agroindústrias e distribuidoras, além de interessados no tema, o AgroEx foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento teve coordenação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) com o apoio do Sebrae, dos bancos do Brasil e do Nordeste, Correios, Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e Prefeitura de Serra Talhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário