quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Diretoria do porto do Recife pede uma nova batimetria à Marinha


A diretoria do Porto do Recife pediu autorização ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para que seja feita uma nova batimetria indicando qual a profundidade da área de atracação da estatal. Nesta quarta-feira (5), a Capitania dos Portos homologou um calado (profundidade) de 11,1 metros para o porto. Essa profundidade ficou abaixo das expectativas da direção da empresa que esperava obter um calado de 11,5 metros depois da dragagem concluída em maio último.

A dragagem aumentou em 1,8 metro o calado da estatal. “Pedimos uma nova batimetria para ver se houve alguma discrepância ou se teremos alguma correção a fazer”, disse a presidente do Porto do Recife, Marta Kümmer, numa coletiva que ocorreu na tarde desta quarta-feira, na Capitania dos Portos, no Bairro do Recife. Segundo ela, a estatal já iniciou conversas com as empresas que fizeram a dragagem e a fiscalização do serviço.

O CHM define o calado com base nos estudos realizados pela empresa contratada para fazer o levantamento dos dados que indicam a batimetria. Mesmo sem ter obtido o resultado esperado, Marta considera que a dragagem foi bem sucedida porque “cada centímetro” aumentado faz com que a estatal possa receber navios maiores e que transportem mais cargas. A dragagem custou R$ 21,2 milhões.

Fonte: Jornal do Commercio/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário