quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Volks volta a importar pelo Porto do Recife


Enquanto não é finalizada a licitação do segundo pátio de veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape, a Volkswagen deve recorrer novamente ao Porto do Recife para aportar carros vindos do México, em torno de 500 veículos. A montadora reiterou que pode utilizar eventualmente o ancoradouro recifense enquanto as obras em Suape não fossem concluídas. Informações dão conta de que a nova leva deve chegar em até 45 dias.
Segundo a administração de Suape, o trâmite da licitação deve ser concluído ainda este mês, quando a empresa vencedora da concorrência será definida. Até março, começa a terraplanagem do terreno, na retroárea do cais 4 do porto. O diretor de Negócios do Porto do Recife, Carlos Vilar, disse que hoje o terminal tem condições de receber a carga. Ele afirmou ainda que até o fim deste semestre outros três pátios, 2, 3/4 e 6, estarão alfandegados e, portanto, aptos a receber importações. A última operação da Volks no Porto do Recife, em dezembro (de 202 Jettas e três novos Fus­cas), somou R$ 50 mil.
Em dezembro, o coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Leonardo Cerquinho, disse que a entrada dos carros da Volkswagen pelo Porto do Recife é uma estratégia “circunstancial” e reforçou que a utilização do Porto do Recife em circunstâncias como esta não causam qualquer tipo de ônus ao Estado. “Temos dois portos que precisam ser utilizados. Poucos estados têm o privilégio de ter dois portos em condições. Se não fosse assim, Pernambuco poderia perder ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”.
A Volks começou a aportar carros em Suape em julho último, dividindo o espaço do pátio público com os automóveis importados pela General Motors. O pátio tem capacidade para cerca de dois mil automóveis, e tem sido insuficiente para atender a demanda.
TATIANA NOTARO – Folha PE/http://pedesenvolvimento.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário