sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Arco Metropolitano começa a sair do papel



O governo de Pernambuco publicou nesta quinta (31) o decreto de desapropriação de uma gigantesca faixa de terras que equivale a quase um Bairro de Boa Viagem e meio. São 868 hectares por onde passará o Arco Metropolitano, uma rodovia de 77 quilômetros orçada em R$ 1,21 bilhão que será viabilizada por uma concessão à iniciativa privada. 
Seu objetivo será criar uma rota expressa contornando o núcleo adensado do Grande Recife e desafogando o trecho urbano da BR-101.O governo ainda não fala em prazos, mas já tomou a decisão de tirar do papel a ideia, inspirada no Rodoanel de São Paulo e no Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.
Apesar da desapropriação ter sido publicada no Diário Oficial do Estado de ontem, quando procurado o governo não forneceu mais informações sobre o Arco. O mapa no lado direito desta página foi extraído do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Arco Metropolitano, a que o JC teve acesso e você pode ver na íntegra, no JC Online.
Os estudos do projeto foram conduzidos pela Odebrecht Transport em sociedade com a Invepar e a Queiroz Galvão. O Arco ligará a BR-101 norte (em Igarassu, perto da fábrica da Nobel) à BR-101 sul, na rotatória do Hospital Dom Helder.
Atualmente, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o governo estadual trabalham juntos para validar os resultados do estudo, que teriam apontado a viabilidade do projeto como uma parceria público-privada (PPP). A decisão final de como sairá o projeto, porém, será dada pelo governo estadual.
O EIA/Rima mostra o Arco Metropolitano divido em três trechos: norte, oeste e sul. Apenas este último já entraria em operação duplicado e com cobrança de pedágio. Ele terá 24 quilômetros e ligará a BR-101, perto do Hospital Dom Helder, à BR-232.
Os outros trechos de rodovia só passarão por duplicação caso haja demanda de tráfego. Os estudos mostram que os 77 quilômetros de pista têm prazo de obras estimado em 36 meses.
O Arco Metropolitano será a terceira rodovia com pedágio em Pernambuco. A primeira foi o acesso viário à Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, com a concessionária Rota dos Coqueiros. 
A segunda está prevista para entrar em operação em outubro deste ano: a Via Expressa, também conhecida pelo nome em inglês Express Way, um novo sistema de acesso ao Complexo Industrial Portuário de Suape misturado com uma estrada de 43 quilômetros rumo a Porto de Galinhas.

Um comentário:

  1. MUITO BOM, PORÉM, OS TRABALHADORES QUE DEPENDEM DA ESTRADA PARA ESCOAR SEUS PRODUTOS COMO IRÃO FICAR, SERA QUE FIZERAM OS ESTUDOS PENSANDO TAMBÉM NELES, OU VÃO FICAR EXCLUIDOS E ISOLADOS, ONDE NÃO PODERAM PASSAR PELA ESTRADA, POIS NÃO TERÃO CONDIÇÕES DE PAGAR O TAL PEDÁGIU.

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