sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fiat acelera após o carnaval

Pirelli e Aethra se instalarão próximas à unidade de Goiana


MARANHÃO dará coletiva para detalhar qualificação

 A fábrica da Fiat, em Goiana, Zona da Mata do Estado, começará a ser erguida depois do Carnaval. A montadora acertou com a construtora que dará corpo ao empreendimento, mas ainda não divulga o nome por questões contratuais. As obras de fundação, inclusive, já foram iniciadas. 

O anúncio oficial depende de um espaço na agenda da presidente Dilma Rousseff. A divulgação das empresas fornecedoras, as chamadas sistemistas, também está prevista para o próximo mês. Uma fonte revelou à Folha que, das 14 que irão compor o polo industrial, duas estão confirmadas: a Aethra Sistemas Automotivos e a italiana Pirelli. Na próxima segunda-feira, o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, dará uma entrevista coletiva para tratar sobre a mão de obra.

O conteúdo é guardado a sete chaves, mas a expectativa é que ele anuncie o número de contratados para a nova etapa do empreendimento, além de novas capacitações, já que parte das cinco mil pessoas que passaram por treinamento foi absorvida pelo mercado. “Algumas delas já foram chamadas para os serviços de construção civil. Ainda temos 400 sendo qualificadas e estamos retomando esse processo”, disse a diretora técnica do Senai, Ana Cristina Dias. Inicialmente, Governo e Fiat trabalhavam com a ideia de treinar oito mil pessoas no Estado. Os profissionais são chamados aos poucos, de acordo com o andamento da obra.

O secretário Antônio Carlos Maranhão integra uma comitiva estadual que está na Europa visitando instalações da Fiat, assim como o corpo profissional de unidades da montadora italiana. “Estamos conhecendo o processo deles para consolidarmos o nosso programa. É cedo para anunciar que chamaremos novos funcionários, porque é uma questão que envolve infraestrutura. São capacitações diferentes para formação básica, técnica e superior”, tergiversou Maranhão, por telefone, de Kragujevac, na Sérvia, onde a Fiat possui uma fábrica, inaugurada em 2012.

Antes, ao lado de outros representantes do Estado, o secretário conheceu instalações na Itália, em Pomigliano d’Arco, na região de Campania, província de Nápoles, e em Cassino, na região de Lazio, província de Frosinone. Completam a comitiva estadual o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Frederico Montenegro; o diretor regional do Senai, Sérgio Gaudêncio; o diretor-geral do Campus Pesqueira do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Mário Antônio Alves Monteiro; além de professores das universidades de Pernambuco (UPE) e Federal de Pernambuco (UFPE).

O complexo da Fiat no Estado está orçado em R$ 7 bilhões, incluindo fábrica, pista de testes, centro de engenharia e empresas sistemistas. A fornecedora de motores Fiat Powertrain Technologies (FPT) já foi anunciada. A previsão é que a operação da fábrica de automóveis inicie no segundo semestre de 2014, com comercialização em 2015.

AUGUSTO LEITE e KLEBER NUNES
Peu Ricardo/Arquivo Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário