sábado, 16 de março de 2013

A força dos ventos no estado




A energia dos ventos está trazendo bons lucros para Pernambuco. Duas empresas espanholas fabricantes de produtos para energia eólica estão negociando a chegada ao estado. Juntos, os projetos somam um investimento de R$ 80 milhões e a geração de 450 empregos. Além dessas, a DGA, produtora de suportes para torres aerogeradoras assinou um protocolo de intenções para instalação de uma unidade em Sirinhaém, na Mata Sul.
Outras empresas já chegaram ao estado. A espanhola Galvanisa +Orro – fabricante de grandes peças em poliéster reforçado com fibra de vidro – hoje está instalada em Carpina. Será transferida para Timbaúba. A Redi Tools, empresa produtora de peças para geradoras, irá para Itapissuma. Já estão instaladas em Suape a Impsa, fabricante de geradores, a RM Eólica, que produz torres, e a Iraeta, empresa que produzirá flanges eólicas, em fase de construção.Segundo o diretor-presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, conversas com outras empresas estão avançadas. “Se 30% do que estamos negociando do setor de eólica fecharem conosco, já seremos o principal polo de produção de matéria-prima para eólica”, afirma.
Para atender a demanda, o Complexo Industrial Portuário de Suape estuda a construção de um pátio para armazenagem de produtos do setor eólico. “Estamos elaborando um estudo para construção de um pátio de dez hectares. Ainda são projetos preliminares, mas a ideia é ter uma área alfandegada para atender a demanda dessas empresas”, explica o coordenador de desenvolvimento de negócios do Complexo de Suape, Leonardo Cerquinho.
De acordo com Cerquinho, o projeto ainda está em fase de análise e, por isso, nem o local do terreno nem o tipo de projeto foram definidos. “Pode ser um pátio público e não precisa da Antaq, ou pode ser um contrato de uso temporário, que tem um trâmite mais simples. Quanto à área, temos diversas que podemos utilizar. Mas, tudo depende da demanda.”
DIARIO DE PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário