terça-feira, 5 de março de 2013

Hamburg Süd publica Relatório de Responsabilidade




No início de fevereiro, o Grupo Hamburg Süd publicou o seu primeiro Relatório de Responsabilidade. Denominado “Fazemos disso o nosso negócio”, o material documenta não só aspectos ambientais, mas também a responsabilidade social nas atividades das empresas. Ao mesmo tempo, apresenta de forma detalhada as medidas reais em que estão inseridas a Hamburg Süd e a Aliança em termos de responsabilidade. 

“Levamos em conta a proteção dos recursos naturais em cada decisão empresarial e organizacional que fazemos”, explica Dr. Ottmar Gast, presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd. “Assim, o nosso sistema de controle ambiental, iniciado em 2010, tem como objetivo a contínua redução do impacto ambiental, tanto no mar como em terra”, diz. 

O elemento central do sistema de controle ambiental é um balanço “input-output” para o qual vários departamentos na sede da empresa e 80 escritórios locais da Hamburg Süd espalhados ao redor do mundo fornecem dados ambientais. “Isso permite ver exatamente o que entra na companhia em termos de energia e matéria-prima, e que posteriormente sai na forma de emissões e água residuais. Porque responsabilidade de verdade requer transparência”, ressalta Gast. 

Dentro do contexto das medidas de proteção ambiental, o Grupo Hamburg Süd fixou metas reais e interligadas. Assim, até 2020, a empresa pretende reduzir as emissões de CO2 dos navios porta-contêineres próprios e afretados por unidade de capacidade de transporte (TEUkm) em 26% em comparação com os níveis de 2009. Uma das metas é a de aumentar o uso de bambu nos pisos dos contêineres para transporte de carga seca em 80% até 2015. Em paralelo – também em 2015 – o consumo de energia dos atuais contêineres refrigerados deve ser reduzido em 15% e dos novos modelos em não menos de 20% com base em 2010.  

Além disso, em cooperação com o Germanischer Lloyd, o grupo lançou com sucesso, em 2011, o projeto GL Emission Manager, e a partir de 2013, gradualmente adotará nos navios próprios e afretados o correspondente software. O Emission Manager permite, pela primeira vez, a coleta de todos os dados relacionados com o meio ambiente em uma ferramenta - e, portanto, a avaliação do desempenho ambiental de um único navio ou da frota em uma confiável base de dados, detalhadamente. 

No Relatório de Responsabilidade, a Hamburg Süd também apresenta avanços fundamentais nas áreas de tecnologia e operação dos navios. Isso inclui, por exemplo, os seis navios da classe “Cap San”, que permitem significativa economia de combustível graças a um melhor desenho do casco. Os navios, que têm capacidade para 9.600 TEUs, são os maiores do grupo até o momento, e devem ser entregues entre maio de 2013 e janeiro de 2014. 

Além disso, pela primeira vez na indústria, a Hamburg Süd está usando o Becker Twisted Fin® em seus navios de contêineres desde o começo do ano. O estabilizador é uma construção de aço que se localiza em frente da hélice nos navios da classe “Santa”, que em parte anula o efeito negativo da turbulência da hélice, produzindo uma economia de energia de até 4%. 

Além da proteção ambiental, as questões de compromisso social e na sociedade são pilares importantes do Relatório de Responsabilidade. A empresa documenta essa responsabilidade através de um amplo portfólio de opções de treinamento e formação adaptado às diferentes necessidades em terra e no mar. Ao mesmo tempo, o relatório aponta os diversos benefícios que a Hamburg Süd oferece para o melhor equilíbrio entre trabalho e vida. 

Assim, o grupo tem feito uma importante contribuição tanto para o bem-estar dos colaboradores como para a competitividade em longo prazo da companhia. 

Com 70 páginas, o Relatório de Responsabilidade é um material de referência, abrangente, que contém informações precisas, com ilustrações e infográficos, disponível em alemão e inglês. O download pode ser feito no link 


Fonte: Portal Nacional de Seguros/Flávia Gavioli


Nenhum comentário:

Postar um comentário