sexta-feira, 12 de abril de 2013

ENTENDA MELHOR


Cabotagem, o paradigma da adaptação ao modal


Se for válida a afirmação que no transporte rodoviário o transportador se adapta às exigências do embarcador, o mesmo não pode ser dito do transporte conteinerizado de cabotagem.


E por que isso?
O transporte rodoviário tem a característica de maior flexibilidade e dinamismo. A concorrência se dá entre um grande número de transportadores.

Já a cabotagem requer um maior planejamento. A frequência de suas escalas são, via de regra, semanais nos portos de escolha. Há uma série de processos a serem cumpridos, seja por parte do embarcador, seja do armador e do terminal portuário a fim de cumprir o embarque previsto. É fundamental que haja planejamento e disciplina no processo, pois isso dá maior confiabilidade ao modal e melhora a pontualidade das escalas.

Os principais itens, no processo de cabotagem do embarcador, do armador ou ainda do terminal portuário são:

Embarcador
  • § Pedido de cotação;
  • §    Reserva de espaço no navio: previsão de disponibilidade do contêiner vazio;
  • §    Liberação do contêiner vazio: sua disponibilidade e agilidade na liberação;
  • §    Estufagem na fábrica/armazém;
  • §    Documentos corretos: nota fiscal, destino, recebedor da carga;
  • §    Transporte e entrega no porto – filas, greves, cumprimento de prazos para carga e documentos.

§   
Armador e terminal portuário
  • §    Resposta da cotação e confirmação da reserva ou booking;
  • §    Planejamento da operação: sequenciamento no pátio, plano de carga, prazos do terminal marítimo;
  • §    Processo documental e legal: emissão CTe, Siscarga entre outros.


Os benefícios do uso da Cabotagem são muitos, começando por economia, sustentabilidade energética, ambiental e social além da segurança e redução de perdas e avarias.

Significa entrar numa nova rotina e trabalhar o estoque em trânsito considerando o tempo de viagem do navio incluído o tempo necessário para a carga chegar até o porto de embarque e ao cliente final após a descarga no porto de destino.

O esforço vale a pena, principalmente nas longas distâncias em que, por força de legislação e custos, o transporte rodoviário se tornará mais oneroso e terá aumentados os prazos de entrega.

Fonte: COMEXBLOG

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