Cabotagem,
o paradigma da adaptação ao modal
Se for
válida a afirmação que no transporte rodoviário o transportador se adapta às
exigências do embarcador, o mesmo não pode ser dito do transporte
conteinerizado de cabotagem.
E por que
isso?
O transporte
rodoviário tem a característica de maior flexibilidade e dinamismo. A
concorrência se dá entre um grande número de transportadores.
Já a
cabotagem requer um maior planejamento. A frequência de suas escalas são, via
de regra, semanais nos portos de escolha. Há uma série de processos a serem
cumpridos, seja por parte do embarcador, seja do armador e do terminal
portuário a fim de cumprir o embarque previsto. É fundamental que haja
planejamento e disciplina no processo, pois isso dá maior confiabilidade ao
modal e melhora a pontualidade das escalas.
Os
principais itens, no processo de cabotagem do embarcador, do armador ou ainda
do terminal portuário são:
Embarcador
- § Pedido de cotação;
- § Reserva de espaço no navio: previsão de disponibilidade do contêiner vazio;
- § Liberação do contêiner vazio: sua disponibilidade e agilidade na liberação;
- § Estufagem na fábrica/armazém;
- § Documentos corretos: nota fiscal, destino, recebedor da carga;
- § Transporte e entrega no porto – filas, greves, cumprimento de prazos para carga e documentos.
§
Armador e terminal portuário
- § Resposta da cotação e confirmação da reserva ou booking;
- § Planejamento da operação: sequenciamento no pátio, plano de carga, prazos do terminal marítimo;
- § Processo documental e legal: emissão CTe, Siscarga entre outros.
Os
benefícios do uso da Cabotagem são muitos, começando por economia,
sustentabilidade energética, ambiental e social além da segurança e redução de
perdas e avarias.
Significa
entrar numa nova rotina e trabalhar o estoque em trânsito considerando o tempo
de viagem do navio incluído o tempo necessário para a carga chegar até o porto
de embarque e ao cliente final após a descarga no porto de destino.
O esforço
vale a pena, principalmente nas longas distâncias em que, por força de
legislação e custos, o transporte rodoviário se tornará mais oneroso e terá
aumentados os prazos de entrega.
Fonte: COMEXBLOG
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