A Aliança Navegação e Logistica
Ltda., subsidiária do armador alemão Hamburg Sudamerikanische
Dampfschifffahrts Gesellschaft KG (Hamburg Süd) terá em breve mais dois navios porta-contêineres
operando na cabotagem nacional.
Os navios Bartolomeu Dias e
Vicente Pinzon, fazem parte de uma encomenda de quatro navios construídos pelo
estaleiro Shanghai Shipyard Co Ltd – Xangai (China), compostos pelos
navios abaixo:
IMO 9625384 – Bartolomeu Dias (ex-Cap Salinas)
IMO 9625396 – Vicente Pinzon (ex-Cap Saray)
IMO 9625401 – Cap Serrat
IMO 9625413 – Cap Sorell
IMO 9625384 – Bartolomeu Dias (ex-Cap Salinas)
IMO 9625396 – Vicente Pinzon (ex-Cap Saray)
IMO 9625401 – Cap Serrat
IMO 9625413 – Cap Sorell
O Bartolomeu Dias está em
Manaus (AM), onde está fazendo a troca de registro e tripulação
brasileira. O navio tem previsão para escalar Santos dia 19/06/2014. O
Vicente Pinzon está em provas no mar na China e tem previsão de entrega ao
armador ainda neste mês e também receberá bandeira e tripulação brasileira.
Cada um possui em média 255 m
de comprimento, 37,30 m de boca e capacidade para transportarem até 4.800 Teus
em 600 tomadas refrigeradas. Serão os maiores navios a operarem na cabotagem
nacional.
Os navios são equipados com a
mais moderna tecnologia para a segurança da tripulação e da carga, e também
para a redução do consumo de combustível. Como resultado, possuem os menores
índices de emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada,
aumentando ainda mais os benefícios ambientais do modal em relação ao
transporte rodoviário.
Possuem
também climatização interna otimizada para os trópicos, sistema de
navegação eletrônico dispensando cartas de navegação tradicionais, passadiço
provido de três radares, dois sistemas de ecobatímetros instalados
especialmente para a navegação no Rio Amazonas e com automação plena da praça de
máquinas, o que torna a operação mais flexível e segura.
Segundo a assessoria de
imprensa da Aliança, a empresa não mede esforços para oferecer qualidade
contínua nos serviços, contornando as questões que envolvem os problemas de
infraestrutura operacional em alguns portos e pretende avançar na adequação da
frota à demanda do mercado. Em 2014, a empresa continuará a alocar a capacidade
operacional e anéis, de modo dinâmico.
A empresa atende em 16
portos, de Buenos Aires até Manaus, com o serviço de cabotagem dividido em
quatro slings (anéis) e um total de 116 escalas mensais.
A renovação da frota de
cabotagem, com navios que foram especialmente projetados para navegação e
operação na costa e portos brasileiros, resultou em um índice de 100% na
disponibilidade operacional dos navios, isto é, sem mais paradas por motivos
técnicos.
A Aliança não mede esforços
para oferecer qualidade contínua nos serviços, contornando as questões que
envolvem os problemas de infraestrutura operacional em alguns portos e pretende
avançar na adequação da frota à demanda do mercado. Em 2014, a empresa
continuará a alocar a capacidade operacional e anéis, de modo dinâmico.
Fonte:
Portal Marítimo
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