segunda-feira, 16 de junho de 2014

Movimentação de carga cresce 100% no Porto de Pecém




No período de janeiro a maio de 2014 foram movimentadas 3,5 milhões de toneladas (t) de cargas através do porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza.

Isso significa um aumento de 100% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 1,7 milhão de (t). Esse número representa mais um recorde no transporte de mercadorias através do porto cearense.

Nos cinco primeiros meses do ano foram movimentadas 520 mil t de carga solta, com destaque para os produtos siderúrgicos; 792 mil t de carga conteinerizada, liderada pela movimentação de cimento; 761 mil de granéis líquidos, destacando-se os combustíveis minerais e 1,4 milhão de t de granéis sólidos, também com destaque para o transporte de combustíveis minerais.

Exportação de frutas
A movimentação de frutas registrou um total de 12 mil t de melão, quatro mil de castanha de caju e 1,6 mil de melancia e também 1,6 mil de amêndoas.

O Ceará contribuiu com 63% das frutas exportadas, enquanto o Rio Grande do Norte teve participação de 36%. Os destinos principais continuam sendo Grã Bretanha e Holanda, com participação de 26% cada um, Estados Unidos com 18%, Espanha com 12 e Itália com seis por cento.

Nos cinco primeiros meses deste ano o porto do Pecém recebeu as operações de 215 navios, com uma média mensal de 43.

Segundo Erasmo Pitombeira, presidente da Cearáportos, empresa que administra o porto do Pecém, fica mais uma vez comprovada a necessidade da ampliação do terminal para dar vencimento ao permanente crescimento na movimentação de cargas. Segundo ele, as obras estão aceleradas, cumprindo fielmente o cronograma traçado para sua execução.

Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário