A
programação de navios para carregar açúcar nos portos brasileiros está neste
momento três vezes menor do que na mesma época do ano passado. Segundo
levantamento da SA Commodities e da Unimar Agenciamentos Marítimos há neste
momento navios programados para atracar e carregar 508,190 mil toneladas de
açúcar nos portos brasileiros, sendo 409,940 mil em Santos (SP) e 98,250 mil em
Paranaguá (PR).
Na mesma época do ano passado, o volume de açúcar já agendado
para ser embarcado era de 1,574 milhão de toneladas, sendo 1,126 milhão somente
em Santos (SP). Outras 443 mil toneladas estavam programadas para embarcar em
Paranaguá, e outras 4,625 mil toneladas, em Recife.
Várias razões explicam a forte queda dos volumes previstos
para serem embarcados, conforme Nicolle Monteiro de Castro, da SA Commodities.
Além de uma safra muito alcooleira no Centro-Sul, há uma demanda internacional
mais tímida e também retenção de estoques pelas usinas, que esperam preços mais
atrativos para a commodity nos próximos meses.
O diretor da trading francesa Sucden, no Brasil, Jeremy
Austin, diz que a expectativa do mercado é de a programação de navios começar a
aumentar a partir da segunda quinzena de junho. Neste momento, diz ele, há
estoques confortáveis de açúcar na Tailândia e os fundos estão saindo da
posição comprada (que aposta na alta das cotações).
No acumulado da atual safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul
(2014/15) até a primeira quinzena de maio, a produção de açúcar na região
alcançou 3,409 milhões de toneladas, 9,88% de queda em relação a 3,783 milhões
de toneladas produzidas em igual intervalo do ciclo passado, segundo dados da
União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
Entre janeiro e abril deste ano, as exportações brasileiras
de açúcar recuaram 11,9%, para 6,783 milhões de toneladas. Em receita, foram
US$ 2,6 bilhões, queda de 28% em relação ao igual quadrimestre de 2013, segundo
a Secex.
Fonte: Valor Econômico/Fabiana Batista
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