Com
a acirrada concorrência após a entrada em operação da Brasil Terminal Portuário
(BTP) e da Embraport, no porto de Santos, a Santos Brasil está investindo para
aumentar a produtividade do Tecon Santos, seu terminal de contêineres em
Santos. Hoje, ele já o mais eficiente do país. A meta da
empresa para 2015 é
elevar para 37 movimentos por hora o índice médio de movimentação de
contêineres por guindaste no cais, ante a média de 34,75 movimentos atuais.
A quantidade de embarque e desembarque por hora no navio é o
principal índice para medir a produtividade de um terminal de contêineres. Em
outubro, o Tecon Santos registrou média de 106,51 movimentos por hora por navio
(cada embarcação pode ser operada por mais de um guindaste), alta de 22% sobre
os 87 movimentos de 2013.
"Num cenário mais competitivo o que impera é o melhor
nível de serviço. Estamos investindo muito para ser o melhor", diz Caio
Morel, diretor de operações da Santos Brasil. Em setembro, o Tecon Santos
perdeu a liderança em volume movimentado para a BTP, mas ainda é responsável
pela maior fatia de Santos no acumulado do ano.
Segundo Morel, os fatores que possibilitaram melhorar o
índice foram a revisão de processos e controles internos, garantindo ganhos em
cada etapa da operação, além de treinamento de pessoal e compra de
equipamentos.
Entre os processos que vêm sendo refinados está a
sistematização do adiantamento da reserva do local exato em que o contêiner
será colocado no pátio, evitando tempo perdido. "Também trabalhamos junto
com a Hamburg Süd [armador] para que o navio já chegasse 'estivado' para
otimizar a operação dos 'double hoist'", diz Morel. Os "double
hoist" são portêineres (que transferem o contêiner do cais para a
embarcação e vice-versa) mais modernos, capazes de mover simultaneamente até
dois contêineres de 40 pés cheios ou quatro de 20 pés - o dobro da capacidade
de outros guindastes. Hoje o terminal tem seis modelos desses.
Segundo o executivo, há campo para avançar no aumento de
produtividade. "Há terminais na Ásia que fazem 47 a 50 movimentos por hora
por guindaste", afirmou. O Tecon Santos perseguirá essas marcas
investindo, entre outros, na duplicação da frota de "double hoist",
para 12. Seis novos desses começarão a chegar em 2017, em substituição a cinco
portêineres de menor capacidade. A aquisição integra um programa de
investimento de R$ 1,19 bilhão que a companhia fará caso receba a antecipação
da renovação do contrato do arrendamento do Tecon Santos, em análise na
Secretaria de Portos (SEP).
Fonte:
Portos e Navios.
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