quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Complexo de Suape terá diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade



O Complexo de Suape vai contar com uma diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O governo do Estado publicou, no último sábado, um decreto alterando o estatuto social da empresa. A nova diretoria será ocupada pelo ex-secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D’Almeida. Além da área de meio ambiente, Suape também terá uma diretoria de Relações Institucionais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Porto de Suape, Thiago Norões, explica que vários fatores motivaram a criação da diretoria de Meio ambiente e Sustentabilidade.

“O primeiro foi a necessidade de separar a área de meio ambiente da Engenharia, em função de conflitos de interesse entre as duas diretorias. O segundo é a crescente demanda ambiental, exigindo uma gestão dedicada ao tema. E o terceiro fator é a sustentabilidade, que inclui as questões sociais”, observa. Antes, a diretoria de Gestão Fundiária e Patrimônio abrigava a área social. Suape conta com 27 comunidades de moradores vivendo em seu território.

“Bernardo D’Almeida é auditor da Fazenda, mas tem experiência na área social. Atuou no Pacto Pela Vida e comandou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Conhece bem os programas sociais”, destaca Norões. O secretário adianta que o restante dos diretores (Vice-presidente, Planejamento e Gestão, Engenharia, Gestão Portuária, Gestão Fundiária e Patrimônio, Administração e Finanças e Relações Institucionais) serão definidos até o final desta semana e anunciados na próxima sexta-feira.

Norões afirma que a diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade vai dar andamento aos programas já existentes e lançar novas iniciativas. Uma delas é trabalhar em parceria com as prefeituras municipais do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, que sofrem impacto direto dos empreendimentos de Suape.

AMBIENTAL
Dos 13,5 mil hectares do Complexo de Suape, 59% são destinados à preservação ambiental. No balanço de 2014, divulgado pela diretoria do porto no final do ano passado, as ações socioambientais já apareciam como estratégia em destaque. As ações incluem desenvolvimento de Programas Básicos Ambientais (PBAs), plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, diagnóstico e reflorestamento de áreas degradadas, recolhimento e tratamento de resíduos sólidos por meio de um Centro de Triagem instalado na zona portuária.

Na tentativa de promover a consciência ecológica dos moradores das comunidades e dos colaboradores das mais de cem empresas do Complexo, Suape criou o Programa de Educação Ambiental (PEA). São cursos que relacionam desenvolvimento econômico, conservação ambiental e recuperação dos recursos naturais do Complexo.

No ano passado, Suape restaurou 413 hectares de mata atlântica, produziu 336,1 mil mudas de espécies de mata atlântica, doou 3.030 mudas para projetos de restauração ambiental em Pernambuco, aprovou a criação de uma unidade de conservação ambiental Ipojuca/Merepe e abriu 570 vagas em cursos ambientais gratuitos no Complexo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário