quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Suape assina contrato de obras para alfandegamento das novas áreas do pátio de veículos



Por Grace Souza
As novas áreas do pátio de veículos do Porto de Suape poderão receber cargas alfandegadas em breve. A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape assinou, nesta terça-feira (11/8), o contrato de R$ 7 milhões com a Construtora SBM Ltda., vencedora da licitação que irá executar as obras complementares necessárias para o alfandegamento dos 15 hectares do pátio de veículos que foi ampliado em 2014, na retroárea do Cais 4. Somando à capacidade da antiga área, de 3,7 hectares, a expansão deve movimentar 200 mil veículos por ano.
Após o término das obras no pátio, Suape poderá receber os carros da Jeep, pertencente ao grupo Fiat Chrysler e fabricados em Goiana, além de movimentar os automóveis da Toyota, que está instalando um Centro de Distribuição no Complexo. Atualmente, o pátio de veículos movimenta, por mês, cerca de 2 mil automóveis da Volkswagen e da GM.
O alfandegamento é uma permissão que a Receita Federal do Brasil (RFB) concede aos terminais para que possam receber cargas de longo curso destinadas à exportação e importação. “Com a nova operação, vamos atender aos padrões solicitados pelas montadoras nos quesitos de eficiência e segurança, além de aumentar nossa capacidade estática para quase 8 mil veículos”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões.
Em até 90 dias, serão executados os serviços de instalação de cercas e portões, cobertas, iluminação, pintura, rede de esgoto e distribuição de água, construção de guaritas de segurança e subestação elétrica de alta-tensão. Também serão adquiridos e instalados equipamentos de vigilância e controle de acesso, que estão em fase de licitação para contratar a empresa que será a fornecedora. Após a conclusão das obras, a RFB tem o prazo de 90 dias para emitir a autorização, permitindo a Suape receber e armazenar veículos destinados ou provenientes de outros países.  
Arrendamento - O pátio será incorporado ao novo Terminal de Veículos de Suape, que terá área total de 18,7 hectares. O processo licitatório para a escolha do arrendamento será realizado pela Secretaria de Portos da Presidência da República no primeiro semestre de 2016, integrante do bloco 2 do Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal no último dia 9 de junho, que prevê aportes de R$ 11,9 bilhões para os 50 novos arrendamentos do setor portuário brasileiro.
FONTE:http://www.suape.pe.gov.br/home/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário