segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Suape cresce mais de 33% na movimentação de cargas

Alta foi registrada, ainda, na cabotagem

O Porto de Suape alcançou bons resultados. De janeiro a setembro deste ano, a movimentação de cargas aumentou em 33,9%, em comparação ao mesmo período de 2014. Foram registradas 14,8 milhões de toneladas de cargas no acumulado de 2015, ante 11,1 milhões de toneladas de janeiro a setembro do ano passado. Em 2014, Suape fechou o ano com 15,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas. Entre os 17 portos públicos do Norte/Nordeste, Suape continua liderando a
movimentação à frente de Itaqui, no Maranhão, que registrou 14,4 milhões de toneladas, e Vila do Conde (PA) com 11,4 milhões.

Suape também obteve a liderança de granéis líquidos entre os 37 portos públicos do país no acumulado do ano, superando o Porto de Santos, que é a principal instalação portuária brasileira. Esse tipo de carga somou 10,8 milhões de toneladas em Suape, enquanto Santos registrou 9,1 milhões. As outras cargas, como granéis sólidos, carga geral e contêineres, somaram 4 milhões de toneladas em Suape.

Os granéis líquidos, impulsionados pela produção da Refinaria Abreu e Lima, são o carro-chefe da movimentação portuária de Suape. O acumulado deste ano já é 17% maior do que toda a movimentação registrada em 2014, quando passaram pelo porto 9,2 milhões de toneladas dessas mercadorias. Quando comparamos apenas os meses de janeiro a setembro, o crescimento foi de 61%. Os produtos com maiores volumes foram óleo diesel (2,67 milhões de t), óleo bruto de petróleo (2,13 milhões de toneladas), óleo combustível (1,8 milhões de t), GLP (1,54 milhões de t) e querosene de aviação (899,3 mil t).

No caso dos contêineres, o porto pernambucano mantém a dianteira na movimentação entre os portos públicos do Norte/Nordeste com 300,4 mil Teus (unidade de medida para contêineres de 20 pés). Essa marca é 42,7% maior que o segundo colocado nas regiões, que é o Porto de Salvador, com 210,5 mil Teus. O Porto de Pecém (CE) aparece em terceiro lugar, com 121,1 mil Teus. Todos os dados de movimentação portuária estão disponíveis no Sistema de Informações Gerenciais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário