O
setor portuário brasileiro (portos organizados e terminais privados) movimentou
230,9 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2016. Isso representa um
crescimento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram
movimentados 224,7 milhões de toneladas.
No primeiro trimestre de 2016, os portos organizados
movimentaram 82,3 milhões de toneladas de carga bruta. Os Terminais de Uso
Privado (TUPs), 148,6 milhões de toneladas brutas. Os dados são
da Gerência de
Estatística e Avaliação de Desempenho da Agência Nacional de Transportes
Aquaviários (Antaq).
De acordo com o levantamento, a movimentação nos portos
organizados apresentou acréscimo de 4,8% no primeiro trimestre de 2016, quando
comparado com o mesmo trimestre de 2015, quebrando uma sequência apresentada
nos últimos trimestres, na qual os TUPs vinham registrando taxas de crescimento
superiores. Enquanto isso, nesse primeiro trimestre de 2016, os terminais
privados apresentaram um aumento de 1,9% comparado ao primeiro trimestre de
2015.
Após apresentar queda de 3,1% no comparativo do primeiro
trimestre 2014/2015, a movimentação de cargas nos portos organizados obteve uma
recuperação no primeiro trimestre de 2016. "Isso aconteceu devido ao bom
desempenho das commodities agrícolas, como a soja, crescimento de 47,6%, e o
milho, incremento de 180,7%", apontou o gerente de Estatística e Avaliação
de Desempenho da Antaq, Fernando Serra.
No primeiro trimestre de 2016, os destaques entre os grupos
de mercadoria de maiores movimentações no setor portuário foram: grupo de
minérios (93,7 milhões de toneladas, acréscimo de 5,1%); sementes, grãos e
frutos (16,5 milhões de toneladas, acréscimo de 38,9%); e cereais (10,3 milhões
de toneladas, com 60,7% de aumento).
Os dez principais portos organizados movimentaram 71,3
milhões de toneladas. Isso corresponde a 87% da movimentação total dos 33
portos organizados que registraram operação no trimestre. Os destaques no
crescimento de movimentação foram Santarém (+ 102%), no Pará; Paranaguá (+
21,2%), no Paraná; e Rio Grande (+ 18,9%), no Rio Grande do Sul.
"O Porto de Santarém passou a integrar pela primeira vez
o grupo dos dez maiores portos organizados em movimentação de carga nesse
trimestre, especialmente devido ao grande crescimento nas commodities
agrícolas. Soja e milho foram os responsáveis pelos aumentos significativos na
movimentação, 102% e 119%, respectivamente, quando comparados ao primeiro
trimestre de 2015", explicou Serra.
A movimentação de carga nos terminais de uso privado cresceu,
no primeiro trimestre de 2016, alavancada por maiores movimentações de
minérios, cereais, sementes e grãos. O maior destaque entre os terminais
privados é o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que, na comparação com
o primeiro trimestre de 2015, teve alta de 32,1%, um aumento de 8,3 milhões de
toneladas.
Navegação
A navegação de longo curso foi a mais representativa, com
73,5% do total de cargas movimentadas no primeiro trimestre de 2016. Em
seguida, tem-se a cabotagem (21,9%), navegação interior (4,2%), apoio marítimo
(0,3%) e, por fim, a navegação de apoio portuário (0,2%).
A movimentação de cargas ligadas ao longo curso, na
comparação com o mesmo trimestre de 2015, avançou 4,2%, movimentando 169,6
milhões de toneladas. Em relação à cabotagem, houve uma queda de 2,9% na
movimentação, com 50,8 milhões de toneladas.
Já a movimentação portuária, via navegação interior,
apresentou 9,7 milhões de toneladas, aumento de mais de 16%. "Esse bom
desempenho se deve ao crescimento de 138,2% no grupo dos cereais, bem como a
boa performance do grupo de sementes e frutos oleaginosos, que registrou
aumento de 18% no primeiro trimestre desse ano, quando comparado ao mesmo
período de 2015", detalhou o gerente.
Fonte:
Antaq
Nenhum comentário:
Postar um comentário