segunda-feira, 30 de maio de 2016

O início da logística pernanbucana




Tudo teve inicio com o modal marítimo, o navegador Pero Lopes de Sousa registrou em seu diário de viagem o ancoradouro de nome de arrecifes dos navios em 1530-1532.
Uma longa faixa marítima protegida por grandes barreiras de corais teve seu inicio na época colonial, utilizado para escoa toda a madeira de pau Brasil e as outras riquezas que por ali foram levadas para Portugal como símbolo de uma nova riqueza, em uma terra geograficamente bem localizada.

Com a divisão das terras colônias pelas capitanias hereditárias, Olinda teve seu destaque sendo nomeada como capital administrativa de Pernambuco. Assim o seu porto (porto do Recife) começou a assumi um papel fundamental na logística Lusitana. Os primeiros moradores desse novo local foram pescadores e comerciantes.

Por sua localização estratégica no oceano atlântico, o porto Recife era o caminho mais próximo para Portugal, assim o custo de transporte se tornava mais barato dos que os demais locais de escoamento vigentes na época. Com o passar dos anos Pernambuco se tornou referencia na produção de açúcar, aumentando cada vez mais a sua produção, e assim o seu comercio local e as moradias nas aproximidades do porto não paravam de crescer.
A justificativa dessa alta produção foi às condições climáticas perfeitas para o plantio da cana de açúcar o desbravamento do solo Pernambucano e as pacificações dos indígenas, aumentado assim sua riqueza elevando a capitania de Pernambuco a atingir o posto de maior e mais rica área de produção de açúcar do mundo.
Ao passar dos anos teve inicio a guerra dos mascates onde o povoado do recife no final do século XIX obteve a separação de Olinda, tornando se a capital administrativa de Pernambuco. O porto do Recife a que se deu o nome a cidade do recife, sofreu varias modificações com o crescimento desenfreado das moradias e do comercio local, estima se que 480 imóveis foram derrubados para a construção de novas ruas, avenidas e praças. Em um relato de Mário Sette podemos ter uma descrição do caso. ”Pouco a pouco desaparecia aos olhos não um bairro, mas um cenário de milhares de criaturas no seu presente e no seu passado. [...] e o Corpo Santo também se desmanchava [...] Poucos falariam ainda desse burgo onde Recife nascera tão enviesado de ruas e ruelas [...] tudo no chão. Nunca se vira uma loucura assim.”
Contudo, o porto do recife obteve seu auge no recebimento e distribuição de granéis e sólidos. A fácil distribuição por esta localizada próxima às áreas urbanas, proporcionando um grande diferencial dos demais portos Brasileiros.
Fonte: http://www.painellogistico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário