quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cônsul dos EUA conhece Complexo e estuda a possibilidade de parcerias



O novo cônsul dos Estados Unidos no Recife visitou, na manhã desta quarta-feira (26), as dependências do Complexo Industrial Portuário de Suape. No cargo desde o último dia 10, John Barrett e sua comitiva foram recebidos pelo presidente Marcos Baptista, pelo vice Marcelo Bruto e por membros da diretoria. Durante a passagem pelo porto, o diplomata fez questão de destacar a relação histórica de amizade entre os Estados Unidos e o Estado de Pernambuco e falou sobre a possibilidade de novas parcerias.
No início da visita, o cônsul foi presenteado com o leão de barro de Nuca de Tracunhaém, um dos expoentes do artesanato do Estado. Em retribuição ofertou bolas de beisebol com o emblema do Departamento de Estado Americano ao presidente Marcos Baptista e ao vice Marcelo Bruto. Após a troca de presentes, Marcos, Marcelo e membros da diretoria fizeram uma apresentação ao diplomata, onde mostraram números recentes de movimentação de carga e características do Porto de Suape.
Durante a apresentação, Barrett conheceu detalhes sobre a operação portuária e sobre projetos em desenvolvimento, como o segundo terminal de contêineres (Tecon 2). “O porto tem uma bela estrutura e potencial para atrair grandes investimentos, ampliando parcerias com os EUA”, destacou. Já o presidente Marcos Baptista reforçou que Suape está aberto para novos investimentos e que o auxílio americano é importante para consolidar o porto pernambucano como o principal da região Nordeste. No fim da visita, Barrett visitou a área portuária, antes de retornar ao Recife.

Estabelecido em 1815, o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife é o posto de representação diplomática americano mais antigo no Brasil. Os EUA têm mantido relações diplomáticas com a região Nordeste do Brasil por mais tempo que quase qualquer outro lugar do mundo. Desde a chegada do primeiro cônsul Samuel Voorhees, o Consulado atua em diversas áreas nos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
John Barrett é um diplomata de carreira do Departamento de Estado Americano.  Ele assumiu a função de Cônsul Geral no Recife no dia 10 de julho de 2017.
Durante o período de 2015 a 2017, John trabalhou em Washington D.C. servindo como oficial sênior responsável pelo suporte à relação bilateral EUA-Filipinas. Ele tem experiência prévia no Brasil, tendo servido na Embaixada dos EUA em Brasília entre 2008 e 2011.
Entre 2012 e 2015, John foi Conselheiro de Assuntos Econômicos na Embaixada dos Estados Unidos em El Salvador, onde presidiu a área econômica e de desenvolvimento da iniciativa "Parceria para o Crescimento”, criada pela Casa Branca e pelo Governo de El Salvador para enfrentar os desafios de segurança e do crescimento econômico.
John também serviu na China, Afeganistão e Guatemala. Antes de ingressar no serviço diplomático, ocupou vários cargos executivos e de planejamento estratégico na PepsiCo, The Walt Disney Company e Consultoria LEK. O diplomata possui MBA na Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário