sábado, 29 de julho de 2017

Relação entre Brasil e Argentina pode ser intensificada por Suape



O presidente de Suape, Marcos Baptista, presidiu, na manhã desta quinta-feira (27), o I Encontro da Câmara Brasil-Argentina de Comércio, Indústria, Turismo, Cultural e Serviços (Cambrar), realizada no auditório do JCPM Trade Center, no Recife. Marcos, que representou o governador Paulo Câmara no evento, destacou a relação de irmandade entre os dois países, a necessidade de que trabalhem juntos para encontrar alternativas para fomentar o desenvolvimento econômico e da importância do Porto de Suape para incrementar as relações comerciais bilaterais.
O encontro contou com a participação de autoridades locais, representantes de entidades comerciais e industriais, empresários da região, além do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños. O cônsul geral da Argentina no Recife, Juan Hernando Beserman, também compôs a mesa durante a solenidade de abertura.
A iniciativa do governo argentino tem o objetivo de promover a criação de câmaras de comércio em distintos estados brasileiros, com o objetivo de gerar uma rede de importadores e distribuidores locais que contribuam, por um lado, para fomentar as relações comerciais bilaterais com o Brasil, que é o maior parceiro de comercio internacional da Argentina. A ideia é, também, incrementar a participação Argentina no rol de produtos que chegam ao Nordeste, principalmente pelo Porto de Suape. O evento deverá ocorrer em todas as capitais da região.

“A câmara dará uma robustez a essa relação entre Brasil e Argentina e é muito importante que isso aconteça no nosso Estado. Os dois países são irmãos, enfrentam uma crise severa, que já foi até mais severa, mas hoje vemos iniciativas importantes como essa para que ela seja superada”, destacou Marcos Baptista. O presidente ainda reforçou que a Camera poderá ajudar o Porto de Suape em projetos futuros importantes, como o Tecon 2, o Truck Center e o arrendamento do pátio de veículos.
Já o embaixador argentino Carlos Alfredo Magariños relembrou, em seu discurso, a visita feita ao Complexo de Suape no ano passado. Segundo ele, o porto será de vital importância para que os objetivos da Cambrar sejam atingidos. “Suape é uma porta de entrada e saída de produtos dos dois países e é essencial que mantenhamos essa parceria”, ponderou o diplomata.
Atualmente, Suape possui conexão direta com o Porto de Zárate, localizado a 90 quilômetros de Buenos Aires, capital argentina. O principal produto que chega a Pernambuco vindo da Argentina pelo atracadouro pernambucano é o trigo com destino ao moinho da Bunge. Já as principais cargas movimentadas originárias do país vizinho são contêineres e veículos. O Tecon Suape atende as linhas de longo curso da costa leste da América do Sul, em parceria com as companhias marítimas Hamburg Sud, Aliança, CSAV, Hapag Lloyd e Maersk.
Argentina é o país que mais compra produtos manufaturados do Brasil. Os vizinhos voltaram a ser o principal destino das exportações de produtos manufaturados brasileiros e tem sido a responsável pela recuperação de uma categoria que responde por um terço das vendas do Brasil ao exterior. A recuperação da economia argentina, que vem de três trimestres seguidos de crescimento no Produto Interno Bruto (PIB), é apontada como o principal motivo por trás dessa reação. De janeiro a junho, os argentinos aumentaram em 25,2% as importações de produtos manufaturados brasileiros. O país vizinho também é o principal destino das exportações pernambucanas (34% do total). De janeiro a junho essa movimentação representou algo em torno de US$ 343 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário