quarta-feira, 30 de março de 2011

Tecnologias da informação democratizam decisões nas empresas

Estudo indica que bancos de dados e software de informação dão mais autonomia a funcionários mais baixos na hierarquia



Ferramentas tecnológicas de comunicação, como e-mail, celulares e internet sem fio, centralizam nos chefes o processo de tomada de decisão.

 Enquanto isso, o uso de softwares de informação e bancos de dados descentralizam as decisões e permitem que funcionários menos poderosos façam escolhas importantes nas empresas. Pelo menos é isso que aponta uma pesquisa feita por estudiosos da Stanford University, London School of Economics e Harvard University, publicada recentemente pela Harvard Business School.

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram dados sobre a estrutura organizacional de mais de 1.000 empresas na França, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Além dessas informações, que foram coletadas em 2006 pela London School of Economics, foram feitas entrevistas com gerentes de fábrica para medir o grau de autonomia de supervisores e trabalhadores.
Depois, com a finalidade de entender as ligações entre as tecnologias de informação e comunicação e as estruturas das companhias, os pesquisadores compararam os dados com os da multinacional de mídia Harte-Hanks, que tem descrições do uso corporativo de sistemas de hardware e software.

Essas informações mostraram que muitas decisões relativas ao chão de fábrica, como alocação de recursos e ritmo da produção, e questões não ligadas à produção, como investimentos, contratações e precificação, eram tomadas tanto por gerentes locais quanto regionais.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/gestao

Nenhum comentário:

Postar um comentário